Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2025

Home Brasil Presidente da Câmara dos Deputados vê conspiração de petista e bolsonarista para enfraquecê-lo

Compartilhe esta notícia:

Eleito para a presidência da Câmara com o apoio do PT de Lula e do PL de Jair Bolsonaro, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) tenta se equilibrar entre interesses antagônicos no exercício do cargo. Não tem sido fácil.

As suas decisões em temas importantes quase sempre desagradam ao governo ou à oposição. Foi assim no caso do projeto da anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro e por tentativa de golpe de Estado. O texto está emperrado. Contrariados com a situação, bolsonaristas chegaram a fazer um motim e ocupar à força a cadeira de Motta no plenário. Uma desmoralização completa.

Já os petistas reclamaram do presidente da Casa quando ele designou um oposicionista, o deputado e ex-secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, para relatar o projeto contra facções criminosas apresentado pelo governo.

Numa rede social, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, disse que a escolha do relator era um desrespeito ao presidente Lula e beirava à provocação, já que Derrite era subordinado ao governador Tarcísio de Freitas, nome preferido do Centrão para tentar impedir a reeleição do petista. Numa reunião de líderes, Lindbergh também confrontou Motta, que se sentiu desrespeitado.

Diante das contestações que tem enfrentado, Motta decidiu romper com o líder do PT e com o líder do PL, o deputado Sóstenes Cavalcante, que participou do motim e insiste na pauta da anistia. O presidente da Câmara alega que o petista e o bolsonarista, que são amigos e já foram aliados inclusive em eleições, trabalham para minar a sua autoridade e enfraquecê-lo.

Para manter o controle sobre o plenário da Casa, Motta montou um bloco partidário de 275 deputados, capaz de prevalecer nas votações mesmo sem a ajuda de PT e PL. Em números, o poder do presidente parece preservado. Nos bastidores, no entanto, a situação é diferente.

Um dos parlamentares mais importantes do país, que pediu para não ser identificado, acusou Motta de amadorismo e insinuou que ele não está à altura do cargo. Outro político influente declarou que certos rompimentos, como mostra a história recente, podem produzir resultados ruins para ambos os lados. Com informações da Revista Veja.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro deixa prisão após 12 dias
Desembargadora que revogou prisão do dono do Banco Master foi acusada de gestão fraudulenta
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News