Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025

Home Acontece Presidente da FIERGS recebe cônsul-geral da França para tratar sobre ampliação da cooperação bilateral

Compartilhe esta notícia:

O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, recebeu, nesta terça-feira (28), a cônsul-geral da França em São Paulo, Alexandra Mias, em visita à sede da entidade. O encontro foi uma oportunidade para estreitar as relações comerciais e buscar ampliar a abertura com o mercado europeu.

O presidente destacou o acordo Mercosul-União Europeia como uma oportunidade estratégica para fortalecer a indústria gaúcha. A cônsul-geral concordou, ressaltando que o tratado também oferece boas perspectivas para as empresas francesas e que as negociações seguem em andamento, com avanços.

Ao tratar da ampliação da presença francesa no Brasil, Alexandra Mias destacou a proximidade entre os dois países. “As relações entre a França e o Brasil são muito próximas. Já temos grandes investimentos no país e no Rio Grande do Sul, e queremos atrair mais empresas de médio e pequeno porte para o país”, afirmou. Atualmente, a França é uma das principais investidoras no Brasil, com cerca de 1,2 mil subsidiárias que geram aproximadamente 520 mil empregos diretos.

Alexandra destacou a diversidade da economia francesa, com forte presença nos setores do agronegócio, especialmente em fertilizantes, adubos, laticínios e vinícolas, além dos segmentos de máquinas e veículos. Em relação ao Estado, a cônsul afirmou que “o Rio Grande do Sul é muito forte do ponto de vista econômico, tanto na agricultura quanto na área industrial”.

Ao abordar feiras e oportunidades do setor, Bier lembrou a relevância da Expointer, uma das maiores exposições agropecuárias da América Latina. A cônsul-geral manifestou interesse em participar do evento, que ainda não visitou.

No encontro, também estavam presentes o conselheiro político do consulado, Marceau Ferrand; o cônsul-honorário da França no RS, Roner Guerra Fabris, e o gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Sistema FIERGS, Luciano D’Andrea.

RELAÇÕES ENTRE RS E FRANÇA

O comércio entre o Rio Grande do Sul e a França é marcado por uma pauta diversificada. As exportações gaúchas para o país europeu são lideradas pelos resíduos da indústria alimentícia, que representam 74,31% do total, seguidos pelas pastas de madeira (7,50%), calçados e suas partes (6,57%) e tabaco (4,39%). Já as importações provenientes da França concentram-se principalmente em máquinas e instrumentos mecânicos (19,78%), bebidas alcoólicas e vinagres (17,21%), produtos plásticos e suas obras (17,13%) e veículos e suas partes (4%). Em 2024, a corrente de comércio entre o Rio Grande do Sul e a França totalizou US$ 398,3 milhões.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Grande Prêmio Bento Gonçalves reúne tradição, cultura e gastronomia em um fim de semana único no Jockey Club do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News