Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025

Home Bruno Laux Presidente da RGE depõe à CPI das Concessionárias na Assembleia gaúcha

Compartilhe esta notícia:

RGE em questionamento

A CPI das Concessionárias da Assembleia gaúcha recebe nesta quinta-feira (13) o presidente-executivo da Rio Grande Energia (RGE), Ricardo Darlan de Vargas, para responder às denúncias em investigação pelo colegiado.

O líder empresarial será questionado sobre cobranças abusivas na região da Serra gaúcha, diante das mais de mil denúncias e 320 processos no Procon movidos somente em Caxias do Sul. Os parlamentares também pretendem apurar no depoimento acidentes e mortes de trabalhadores, além de falhas no sistema trifásico que têm causado prejuízos no meio rural.

No próximo dia 24 de novembro, será a vez da presidência da CEEE Equatorial prestar depoimento à comissão, presidida pelo deputado Miguel Rossetto (PT).

Proteção antigranizo

Prefeitos e representantes de entidades articulados pelo deputado estadual Elton Weber (PSB) reuniram-se nessa quarta-feira (12) junto à Casa Civil do governo gaúcho para tratar da implantação do Programa Antigranizo em 14 municípios da Serra e dos Campos de Cima da Serra.

O encontro abordou a participação do Executivo estadual na instalação e acompanhamento do sistema, que terá a implementação custeada pelo Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura, com investimento previsto de R$ 15 milhões, e a manutenção executada pelos municípios.

O programa visa beneficiar especialmente os fruticultores da região e proteger residências e negócios locais. No encontro, a Casa Civil e a Secretaria da Agricultura do RS anunciaram estudos técnicos para a execução do projeto piloto, que poderá ser ampliado caso os resultados sejam positivos.

Fogos sem ruído

Validado por unanimidade na Comissão de Saúde da Assembleia gaúcha, o projeto da deputada Luciana Genro (PSOL) que proíbe todos os fogos de artifício com ruído no RS pode ser votado na próxima semana pelo plenário do Parlamento.

Amparada por demandas da comunidade autista e entidades de proteção animal, a medida surge em resposta a denúncias sobre os efeitos nocivos dos dispositivos com estampido, especialmente para pessoas autistas, idosos e animais.

Apesar da restrição aos ruídos, o texto mantém a permissão aos fogos silenciosos, visando manter a tradição de forma adaptada às necessidades desses grupos. “Queremos que a beleza das luzes continue iluminando o céu, mas sem causar dor e medo”, destaca a deputada.

Atuação reconhecida

Aguarda tramitação na Assembleia Legislativa do RS o projeto do deputado Delegado Zucco (Republicanos) que institui o Programa Estadual de Reconhecimento e Mérito Operacional das Forças de Segurança Pública do RS. A matéria prevê um programa de natureza honorífica e indutora, com possibilidade de premiações pecuniárias eventuais – entre 10% e 150% da remuneração mensal do agente – sem incorporação aos vencimentos.

Zucco propõe que o reconhecimento seja realizado a partir de critérios técnicos, objetivos e transparentes, incluindo eficácia do resultado, grau de risco, respeito aos direitos humanos e observância de protocolos operacionais.

A execução da iniciativa proposta ficará a cargo da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que também poderá apoiar municípios que instituírem programas locais equivalentes.

O deputado reforça que as premiações não deverão incentivar a letalidade e estarão sujeitas a regras de transparência e controle previstas em regulamento. “É tempo de o Parlamento gaúcho valorizar quem arrisca a vida todos os dias para proteger a nossa sociedade”, pontua o autor do texto.

Homenagem parlamentar

A pedido do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PP), o Parlamento gaúcho entregará nesta sexta-feira (14) a Medalha 56ª Legislatura ao diretor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Julio Flávio Dornelles de Matos.

O proponente da honraria destaca que o homenageado transformou a unidade hospitalar e impactou a vida de milhões de gaúchos ao longo de seu quase meio século de dedicação à instituição.

Advogado e especialista em Gestão Empresarial, Julio Matos está prestes a encerrar seu ciclo à frente da Santa Casa, após 48 anos de trabalho na entidade, dos quais quase três décadas na direção-geral. (Por Bruno Laux – @obrunolaux)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

CPMI do INSS: deputado quer reforçar punições por falso testemunho em comissões parlamentares de inquérito
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News