Sábado, 16 de Agosto de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 16 de agosto de 2025
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (16) que o país precisa de uma paz “real e duradoura” e não “apenas mais uma pausa” entre as ofensivas russas.
Um dia após a reunião entre Trump e Putin no Alasca, Zelensky disse ao republicano, por telefone, que as sanções à Rússia deveriam ser reforçadas caso não haja um encontro trilateral entre as três nações.
“Em minha conversa com o presidente Trump, eu disse que as sanções deveriam ser reforçadas caso não haja reunião trilateral ou se a Rússia tentar evitar um fim honesto para a guerra. Sanções são uma ferramenta eficaz”, declarou Zelensky.
O líder ucraniano também disse que a segurança do seu país a longo prazo deve ser “garantida”, com o envolvimento da Europa e dos Estados Unidos.
“Todas as questões importantes para a Ucrânia devem ser discutidas com a participação da Ucrânia, e nenhuma questão, particularmente as territoriais, pode ser decidida sem a Ucrânia”, acrescentou Zelensky.
Reunião
Trump e Zelensky se reunirão na Casa Branca nesta segunda-feira (18) para discutir o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, que iniciou em 24 de fevereiro de 2022. O anúncio do encontro foi feito por Zelensky neste sábado e confirmado por Trump.
No Ar: Show de Notícias