Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026

Home Política Presidente do PT chama de “ridícula” crítica da oposição a desfile em homenagem a Lula

Compartilhe esta notícia:

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, reagiu às críticas ao desfile da Acadêmicos de Niterói e classificou como “ridícula” a tentativa de transformar a homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em desgaste político. Desde domingo (15), a apresentação passou a ser alvo de críticas de deputados e senadores da oposição, que acusam a escola de promover campanha antecipada. Nos bastidores, a avaliação é de que a associação entre o desfile e a imagem do presidente extrapolaria o caráter cultural do evento.

O enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em homenagem ao presidente, foi apresentado na avenida na madrugada de segunda-feira (16) no desfile grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro.

“Tentar desgastar o presidente politicamente por conta das escolhas de alegorias da Acadêmicos de Niterói chega às raias do ridículo. O povo brasileiro merece um debate político mais qualificado”, disse o dirigente partidário em entrevista à CNN Brasil.

O desfile em ano eleitoral é alvo de críticas há semanas. Além das acusações de campanha antecipada, partidos de oposição reprovaram uma alegoria da escola que retratava famílias conservadoras dentro de uma lata de conserva. Edinho afirmou que Lula “sempre teve uma relação de muito respeito com a comunidade evangélica” e negou que a polêmica possa afetar esse vínculo. Segundo ele, críticas de congressistas oposicionistas não devem desgastar a relação com o segmento religioso.

“Os líderes das igrejas sempre tiveram no presidente um aliado na construção de políticas públicas para o fortalecimento das famílias brasileiras”, disse.

O presidente e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, acompanharam o desfile no camarote da prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), e desceram na Sapucaí para cumprimentar integrantes das escolas.

Levantamento da Ativaweb DataLab mostra que foram negativas 54,7% das menções feitas a Lula no Facebook, Instagram, X e TikTok, de sexta-feira (13) até esta quarta-feira (18). A escola ficou em último lugar do Grupo Especial do carnaval do Rio e foi rebaixada. Ainda terá de prestar uma série de esclarecimentos à Justiça, em razão de acusações de campanha antecipada. Há questionamento inclusive sobre como e por quem seu desfile foi financiado. (Com informações do jornal O Estado de S. Paulo)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Desfile de escola de samba que “homenageou” Lula configura clara antecipação de campanha eleitoral
Procuradoria-Geral da República defende que o Flamengo seja considerado campeão brasileiro de 1987 junto com o Sport
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Conexão Pampa