Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul destaca alinhamento entre as Justiças Estaduais e os Tribunais Superiores

Compartilhe esta notícia:

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado Neto, participou, na tarde desta quinta-feira (27), de reunião de Chefes de Poderes Judiciários Estaduais com o presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso. O encontro ocorreu durante o XV Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (CONSEPRE), que está sendo realizado no TJ de Santa Catarina, em Florianópolis.

Segundo o desembargador Alberto, a reunião foi muito importante para o aperfeiçoamento e a continuidade da política de alinhamento intenso que vem ocorrendo entre os Tribunais Superiores e as Justiças Estaduais. “Tratamos vários assuntos referentes à macrogestão do Poder Judiciário, enfatizando a importância desta aproximação que está sendo incentivada a cada evento do CONSEPRE, levando em consideração também as peculiaridades regionais existentes no Brasil”, disse ele.

O ministro Barroso, por sua vez, reiterou a importância do diálogo entre os Tribunais. “É fundamental que os presidentes dos Tribunais estejam reunidos para alinharmos as metas do Judiciário, equacionarmos os nossos problemas e desenvolvermos a capacidade de prestar o melhor serviço possível à sociedade”, destacou ele, que estava acompanhado pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, juntamente com o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell.

A tarde de palestras durante o XV Encontro do CONSEPRE teve como um dos destaques o painel liderado pelo Juiz-Auxiliar do CNJ e Coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF), Luís Geraldo Lanfredi, a respeito da importância do Plano Pena Justa, criado para enfrentar a situação de calamidade nas prisões brasileiras, sendo construído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a União com o apoio de diversos parceiros institucionais e a sociedade civil.

Ele recordou que a iniciativa foi lançada no mês passado, e conta com a participação de quase 60 órgãos do Executivo e do Judiciário. “O sistema prisional não é uma questão apenas do Executivo. As pessoas estão ali dentro por decisão judicial. Somos nós, juízes, que colocamos e tiramos de lá”, afirmou o palestrante, informando que atualmente 711.054 pessoas cumprem pena no Brasil.

O presidente Alberto destacou a importância do Pena Justa para que haja uma maior humanização no sistema penitenciário. “Precisamos melhorar a situação dos presídios no país, levando em consideração, inclusive, a participação do Brasil em Tratados Internacionais a respeito de tema. É algo pioneiro e fundamental para que o nosso país possa evoluir no aspecto civilizatório também na área penitenciária”, acrescentou o desembargador, que também é vice-presidente de Relações Institucionais do CONSEPRE.

O XV Encontro do CONSEPRE será encerrado neste sábado (29), na capital catarinense. Os juízes-assessores da presidência do TJRS, André Pires e Mário Guerreiro, estão acompanhando o presidente Alberto no evento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Refaz Reconstrução regulariza mais de 16 mil débitos de ICMS na sua primeira semana
Roger Machado tem melhor desempenho da década do Inter
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News