Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Primeira agenda internacional do governo gaúcho em 2025 será na Índia

Compartilhe esta notícia:

A primeira agenda internacional deste ano do governo do Rio Grande do Sul será em Nova Delhi, na Índia. A comitiva gaúcha, liderada pela Sedec (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico), com a presença da Invest RS e de empresários do setor de frutas e vinhos, viaja neste domingo (5) para o país asiático.

O objetivo é participar da IndusFood, uma das principais feiras de alimentos e bebidas da Ásia, que ocorrerá de 8 a 10 de janeiro.

Durante o evento, a estratégia da comitiva gaúcha é divulgar a produção de vinhos, espumantes, sucos de uva e maçã para promover a internacionalização desses itens, colocando-os no mercado asiático.

Além da Sedec, integram o grupo as secretarias de Turismo, que difundirá o enoturismo gaúcho, e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, que apresentará o azeite de oliva e a erva-mate produzidos no Estado. A delegação retornará ao RS no sábado (11).

A oportunidade de negociar com expositores e participar da IndusFood surgiu na missão oficial do Estado à Índia, em novembro do ano passado, coordenada pelo vice-governador Gabriel Souza.

“Esse movimento nos aproxima dos mercados externos e aumenta as possibilidades de consolidação de negócios com países estratégicos. Neste caso, dois meses depois do Estado visitar a Índia, estamos retornando com empresários que devem voltar com negócios fechados para o RS. Isso é um exemplo de internacionalização dos produtos gaúchos, que é uma das metas do governo para avançar no desenvolvimento de nossa economia”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

Além da participação na IndusFood, a comitiva gaúcha terá um encontro com o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth da Nóbrega. O objetivo é identificar espaços para os produtos gaúchos no país asiático e viabilizar que eventos proporcionados pela embaixada sirvam sucos de uva de origem gaúcha.

Outras atividades previstas são as reuniões bilaterais com empresas importadoras e grupos de varejo e um encontro com o adido agrícola da embaixada brasileira, Angelo de Queiroz Maurício, para a apresentação da erva-mate gaúcha, já que a Índia demonstra interesse nessa iguaria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Grupo de amigos arrecada doações para construir casa para mulher que perdeu sua residência após enchente em Porto Alegre
Taxa de nascimentos prematuros do Brasil está acima da média global
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada