Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Primeira edição da campanha Ganha-Ganha Farroupilha encerra com comércio em alta no Rio Grande do Sul valorizando cultura gaúcha

Compartilhe esta notícia:

A primeira edição da campanha Ganha-Ganha Farroupilha, promovida pelo governo do Estado entre os dias 6 e 21 de setembro, encerrou com resultados positivos tanto para o comércio quanto para a valorização da cultura gaúcha.

A iniciativa inédita, que une o fortalecimento da identidade gaúcha à potencialização do varejo, movimentou consumidores e lojistas em todo o Estado, enquanto também difundia o tradicionalismo.

Além da apresentação do balanço, a Famurs (Federação do Municípios do Rio Grande do Sul) premiou as três melhores vitrines temáticas. A cerimônia oficial de encerramento ocorreu na quarta-feira (24), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante o Acampamento Farroupilha do município.

Ações em todo o Estado

A inscrição dos lojistas para aderirem à Ganha-Ganha Farroupilha não era obrigatória. No entanto, conforme levantamento do site da Campanha, 1744 lojas fizeram o cadastro, número que demonstrou o interesse do varejo em aproveitar os festejos farroupilhas para impulsionar suas vendas. Os municípios que registraram o maior número de empresas participantes foram:

Santa Maria (168)
Porto Alegre (159)
Cachoeira do Sul (99)
Pelotas (87)
Maximiliano de Almeida (67)
Lagoa Vermelha (50)
Alegrete (48)
Caxias do Sul (47)
Rio Grande (46)
Lajeado (43)

Prêmios no Nota Fiscal Gaúcha

Além do varejo, os consumidores também aproveitaram para comprar, movimento que apareceu na emissão de notas fiscais e premiações distribuídas. Durante os 15 dias de duração da campanha, o aplicativo NFG (Nota Fiscal Gaúcha) contabilizou 841 prêmios por dia, sendo 315 exclusivos da Ganha-Ganha Farroupilha, um aumento de 68,2%. Além disso, dos 12.337 prêmios contemplados, 4.782 foram pela Ganha-Ganha Farroupilha, o que representa cerca de 38,7% do valor total.

Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Santa Maria e Pelotas foram as cinco cidades com mais cidadãos premiados ao solicitar CPF na nota. Dos 497 municípios gaúchos, 424 tiveram, ao menos, um ganhador, ou seja, o Receita da Sorte, com ajuda da campanha, atingiu 85,4% do Estado.

O período também demonstrou acréscimo no número total de notas emitidas em relação a 2024 e 2023. Neste ano, durante a campanha, 139.010.193 notas foram emitidas, um incremento de 3% sobre o ano passado, que contabilizou 135.210.106, e de 15% em relação a 2023, que registrou 120.795.673.

Segundo a Receita Estadual, uma hipótese para a quantidade de documentos fiscais registrados em 2024 ser maior que 2023, mesmo em período marcado pela tragédia climática, seria a concessão de auxílios e na adoção de outras medidas pelo Estado para ajudar na reconstrução das estruturas e na recomposição de bens pelas famílias gaúchas, o que resultou no aquecimento da economia.

Premiações maiores no Receita da Sorte
Outro dado avaliado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) é que a campanha gerou o maior valor em prêmios diários em relação a 2024 e aos outros oito meses de 2025 concedidos pela Nota Fiscal Gaúcha. Setembro disponibilizou mais de 20 mil chances de ganhar e um valor total em premiações que ultrapassa R$ 1,2 milhão no Receita da Sorte e mais 116 prêmios através do sorteio mensal, totalizando R$ 250 mil em premiações.

“Os números da campanha Ganha-Ganha Farroupilha mostram o engajamento da população e o impacto positivo na economia. Em apenas 15 dias, distribuímos mais de 12 mil prêmios, sendo quase 5 mil exclusivamente da campanha, o que representa cerca de 38,7% do total. Além disso, o Receita da Sorte atingiu 85,4% dos municípios gaúchos, com cidadãos premiados em 424 cidades. Esse resultado reforça o papel do Nota Fiscal Gaúcha como ferramenta de cidadania fiscal”, estimulando a sociedade a formalizar suas compras, incentivando a concorrência leal e colaborando com o incremento da arrecadação de ICMS”, afirma o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Presidente do Banco Central diz que é legítimo o ministro da Fazenda criticar política de juros: “Acho um luxo a delicadeza”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde