Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de dezembro de 2025
A 1ª Marcha Trans de Porto Alegre ocorre neste final de semana, de sexta-feira (5), a domingo (7), em diferentes pontos de Porto Alegre. Estão previstas atividades culturais, debates e mobilizações voltadas à visibilidade e à defesa dos direitos das pessoas trans. Organizado por coletivos e lideranças da comunidade, o evento conta com uma programação ampliada, que tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano.
A programação começa na sexta-feira, às 16h, com a abertura oficial na Casa de Cultura Mário Quintana. No sábado, das 10h às 18h, a Praça dos Açorianos (Ponte de Pedra) recebe rodas de conversa sobre vivências trans na cultura, no axé, no esporte e em diversas áreas, além de oficina de cartazes, distribuição de cachorro-quente (tradicional e vegano), personalização de leques e outras atividades culturais. Também está previsto um cortejo especial até o Gasômetro, realizado em parceria com o Festival de Oxum.
No domingo, as atividades se concentram no Parque Farroupilha – Redenção, a partir das 10h, com a Corrida de Pedalinho das Drags, e seguem às 11h com o início da Parada Livre de Porto Alegre, que contará com oficinas, confecção de camisetas, momento de assinaturas e apresentação da artista Rosa Nika.
Às 16h, está prevista a Marcha e Caminhada da Parada Livre, embalada pelos DJs Vitt, Ursão e Karina, com saída pela avenida Setembrina. A programação oficial do evento se encerra com o After Marcha Trans – Baile do Fuxico.
O secretário-adjunto da SMIDH, Dani Morethson, reforça a importância da ação. “A Marcha Trans é um espaço essencial de visibilidade, acolhimento e afirmação de direitos. A contribuição da prefeitura garante estrutura e condições técnicas para que o evento aconteça com qualidade e segurança, respeitando o protagonismo da comunidade organizadora”, pontua.