Domingo, 14 de Julho de 2024

Home Porto Alegre Primeira parcela do IPTU de Porto Alegre vence nesta sexta-feira

Compartilhe esta notícia:

Os porto-alegrenses que optaram pelo parcelamento do Imposto Predial e Territorial Urbano de Porto Alegre (IPTU) de 2024 mas ainda não começaram a pagar o tributo devem ficar atentos à data-limite do primeiro boleto, que termina na próxima sexta-feira (8). Assim como na modalidade em cota única, a guia é emitida de forma on-line ou pessoalmente em 20 unidades indicadas pela prefeitura.

A perda do prazo acarretará cobrança de juros e multa, além da inscrição em dívida ativa e apontamento do proprietário do imóvel como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito. A multa de mora é de 2% para pagamento até o mês de vencimento. Depois, salta para 10%, índice que acrescido de pelo menos 1% por mês caso a pendência continue.

Quem não quitou o tributo em cota única tem automaticamente o imposto fracionado em até dez vezes. O critério do número de parcelas está relacionado ao mínimo exigido, não sendo possível escolher a quantidade de meses em que o valor será dividido. Os documentos vencem sempre no oitavo dia de cada mês – se a data cair em fim de semana, vale o primeiro dia útil imediatamente posterior.

“É importante ressaltar que qualquer guia não quitada até o dia 8 resultará na perda do benefício do parcelamento sem juros, além de acarretar outras consequências, como possível inclusão nos registros de inadimplência”, esclarece o titular da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Rodrigo Fantinel.

Opções

Nos canais digitais, o documento é fornecido 24 por dia, de segunda-feira a domingo. As alternativas incluem os aplicativos “156+POA” (que pode ser baixado gratuitamente para celulares com sistema operacional Android ou IOS) e whatsapp (número 51-3433-0156), além do site prefeitura.poa.br/iptu. Esse último permite cadastro para envio mensal do “doc” por e-mail.

Já quem prefere o atendimento presencial deve se dirigir ao escritório da SMF (travessa Mário Cinco Paus s/nº, no Centro Histórico) das 9h às 16h ou às centrais de serviços Tudo Fácil das Zonas Norte e Sul, bem como em outros endereços informados pela administração municipal.

É oferecida, ainda, a possibilidade de débito automático em bancos da rede credenciada. Quem já utilizou o sistema em anos anteriores e não cancelou a cobrança – ou autorizou o débito até fevereiro deste ano – não precisa providenciar novo cadastro, mas é importante acompanhar o extrato para se certificar que o valor foi debitada.

Para inserir a cobrança automática a partir de abril, basta acessar o site do IPTU e clicar em link correspondente ao cadastro bancário: com o número da inscrição do imóvel dá para acessar o documento que contém a autorização do débito (que pode ser levada fisicamente ao banco) ou então inserir o código gerado no aplicativo da conta, conforme instruções de cada instituição financeira.

Atendimento presencial

– Tudo Fácil Zona Norte (Shopping Bourbon Wallig, na avenida Assis Brasil nº 2.611), de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

– Tudo Fácil Zona Sul (avenida Wenceslau Escobar nº 2.666), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia).

– Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa nº 1.105), de segunda a sexta-feira, das 8h30min às meio-dia e das 13h30min às 17h30min.

– Subprefeituras: segunda a sexta-feira, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 18h. São 17 escritórios em diferentes bairros, conforme detalhado em lista no portal prefeitura.poa.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

94 mortos compraram mais de 16 mil munições para armas de fogo
Empresa de obra em presídio está por trás de esquema suspeito de fraude bilionária em Brasília
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News