Sábado, 16 de Agosto de 2025

Home Rio Grande do Sul Primeiro Centro de Referência para a Juventude – Reconstrução é inaugurado em Santa Maria

Compartilhe esta notícia:

Foi inaugurado, na tarde deste sábado (16), o primeiro CRJ (Centro de Referência para a Juventude – Reconstrução) do Estado. Localizado em Santa Maria, a iniciativa é voltada para promover o desenvolvimento integral de jovens em situação de vulnerabilidade social.

A cerimônia, realizada na unidade da Praça CEU, no bairro Nova Santa Marta, contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e do secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel. Santa Maria tem governo do Estado.

O vice-governador destacou que o Rio Grande do Sul está recebendo um grande aporte em investimentos em desenvolvimento social e em políticas públicas transformadoras para a vida dos jovens gaúchos.

“Temos o Partiu Futuro, o Todo Jovem na Escola e outros tantos programas que fazem a diferença para a juventude, para mantê-los na escola e prepará-los para o mercado de trabalho. Estamos muito felizes em inaugurar o primeiro Centro de Referência para a Juventude. Santa Maria vai ganhar muito com isso e o nosso Rio Grande também”, afirma Gabriel.

“Nós temos muitos desafios, e entre eles está o de manter a nossa força produtiva. Por isso, precisamos desenhar políticas públicas que oportunizem aos nossos jovens o acesso ao mercado de trabalho. Nesse sentido, o RS Social é a estratégia que reúne um conjunto de iniciativas articuladas entre os departamentos da pasta, voltadas para o enfrentamento à pobreza e para a transformação de realidades. O Centro de Referência da Juventude (CRJ) é uma dessas políticas públicas que vem ao encontro dessa demanda: será um espaço de convivência e de formação, para que a nossa juventude seja protagonista de sua própria vida e fortaleça o nosso Rio Grande,” enfatizou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

Centros de Referência para a Juventude – Reconstrução

O programa, que é promovido pela Sedes, pretende atender em Santa Maria, ao longo de 12 meses, no mínimo mil jovens entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) em um espaço de acolhimento, formação e inclusão social. Dentre as atividades ofertadas estão oficinas artísticas, cursos de qualificação profissional e aulas de reforço escolar.

Os participantes receberão uniforme, alimentação durante as atividades e incentivo de R$ 150,00 para a permanência durante os períodos de duração dos cursos de qualificação. A previsão para início das atividades na unidade é o mês de outubro.

Em Santa Maria, a execução do programa será feita pela Cufa-RS (Central Única das Favelas). Para o presidente da entidade, Junior Torres, “o Centro de Referência da Juventude Reconstrução é uma iniciativa fundamental que a Cufa Rio Grande do Sul tem a honra de operacionalizar. Nosso compromisso é transformar este espaço em um ponto de encontro seguro e produtivo, onde a juventude de Santa Maria possa acessar formação, cultura, esporte e oportunidades concretas para reconstruir e projetar seu futuro”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Grande Final do Concurso Rainha da Expointer 2025 acontece neste domingo em Esteio
Novo “veranico” deve elevar as temperaturas no Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde