Domingo, 19 de Maio de 2024

Home Rio Grande do Sul Primeiro dia de missão oficial gaúcha na Itália tem abertura de estande do RS na maior feira mundial de vinhos

Compartilhe esta notícia:

Sob liderança do governador Eduardo Leite, começou nesse domingo (14) a missão oficial do governo gaúcho na Itália e que inclui a Alemanha, com a participação de secretários estaduais, deputados e outros integrantes. A primeira atividade da comitiva foi a inauguração, na cidade de Verona, do estande do Rio Grande do Sul na Vinitaly, maior exposição mundial de vinhos.

O desenlace da fita do espaço foi feito por Leite, que celebrou a presença das vinícolas gaúchas no evento: “Ao ampliamos o espaço do Rio Grande do Sul na feira, a gente vai ganhando relevância para termos uma presença ainda mais forte ao longo das próximas edições”.

Ele acrescentou: “A gente está colocando a produção gaúcha em evidência a partir do estande, e a feira também é uma oportunidade para buscarmos referências. O que observarmos aqui servirá de inspiração para eventos que consolidem a marca do vinho gaúcho e, assim, ajudar no desenvolvimento do Estado”.

O estande do governo na Vinitaly está sob responsabilidade das secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Turismo e de Agricultura, Pecuária e Irrigação. Na unidade, que servirá para promoção do setor vitivinícola e do enoturismo, nove vinícolas gaúchas expõem seus produtos.

O Rio Grande do Sul é atualmente o maior produtor de uva, sucos de uva, vinhos e espumante do Brasil. Em 2023, o Estado foi responsável por 90% da produção nacional de vinhos e sucos de uva, 85% da produção de espumantes e mais da metade da produção de uva no Brasil.

Mais cedo, o governador e parte da comitiva se reuniram com o presidente do Grupo Veronafiere, responsável pela feira, Federico Bricolo. A empresa também é responsável pela organização da Wine South America em Bento Gonçalves, outro importante evento do setor.

Nesta segunda-feira (15), a missão tem sequência com uma reunião do governador com o presidente da Região do Vêneto, Luca Zaia, para discutir possíveis parcerias com o Rio Grande do Sul. Após o encontro, a comitiva embarcará para a capital italiana, Roma.

Participantes

Além do governador, integram a comitiva os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Fabrício Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Luiz Fernando Rodriguez (Turismo), Tânia Moreira (Comunicação) e Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões), além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Também está presente o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE) e ex-governador Ranolfo Vieira Júnior. Pela Assembleia Legislativa, viajam o seu presidente Adolfo Brito e o líder do governo no Parlamento, Frederico Antunes, junto com seus colegas Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Aposentados do INSS sofrem golpes de descontos indevidos
O que se sabe e o que falta saber sobre o barco encontrado à deriva com corpos no Pará
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada