Terça-feira, 11 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 11 de novembro de 2025
Com uma média de 2 mil acessos on-line por mês, o Procon Porto Alegre contabiliza, até 10 de novembro de 2025, 22.642 atendimentos, com índice de 93% de casos solucionados.
Os principais motivos de reclamação continuam relacionados a empréstimos consignados, cartões de crédito e débito, além de problemas com bancos, financeiras e administradoras de consórcios, que seguem liderando o ranking de queixas. As operadoras de telefonia também figuram entre os setores mais demandados pelos consumidores.
Segundo com a coordenadora do órgão, Ilva Alves Acosta, o atendimento do Procon é pautado por um serviço humanizado, de acordo com cada caso. “As reclamações são tratadas individualmente. Quando a demanda é reconhecida como relação de consumo, segue o processo interno, com o Procon intermediando a negociação entre as partes”, explica Ilva.
Após o recebimento e análise da denúncia, é verificado se se trata de uma relação de consumo e se o consumidor é morador da Capital. Em seguida, o caso é encaminhado ao fornecedor, que tem cinco dias úteis para se manifestar. O consumidor, por sua vez, recebe o retorno em até dez dias.
Canais de atendimento
As reclamações podem ser registradas on-line, pelo botão do Procon disponível no prefeitura, ou se preferir, presencialmente, na rua Sete de Setembro, 723, Centro Histórico, das 9h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados.