Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025

Home Política Procuradoria-Geral da República denuncia mais 54 investigados por atos extremistas de 8 de janeiro

Compartilhe esta notícia:

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta segunda-feira (23) ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais 54 investigados de participar dos atos extremistas de 8 de janeiro. Eles estão presos no sistema penitenciário do Distrito Federal. É a terceira leva de denúncias feitas pelo órgão. O total de denunciados chegou a 98 pessoas.

Nas denúncias, a procuradoria acusa os investigados dos crimes de incitação das Forças Armadas contra os poderes constitucionais e de associação criminosa.

Terrorismo

O subprocurador Carlos Frederico Santos, chefe da equipe que investiga os atos, explicou que o caso não pode ser tratado juridicamente como terrorismo. Segundo Santos, a Lei 13.260/2016 (Lei Antiterrorismo) definiu que o terrorismo deve ser praticado por razões de xenofobia ou discriminação e preconceito de raça, cor, etnia e religião.

“Não faz parte dos tipos penais o cometimento de crimes, por mais graves que possam ser, por razões políticas”, disse Santos.

Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu abrir mais três inquéritos solicitados pela PGR para investigar pessoas que participaram ou financiaram os atos. Até o momento, sete inquéritos foram abertos pela Corte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Polícia Federal conclui que “Colômbia” foi mandante de assassinatos de Bruno e Dom Phillps
Irmão de Daniel Alves diz que família tem dificuldade para trocar advogado
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News