Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 23 de setembro de 2025
Uma das principais instituições de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) completa 35 anos, nesta quinta-feira (25), com programação comemorativa totalmente gratuita, além de campanha institucional. O objetivo é mostrar o complexo localizado no Centro Histórico da capigal gaúcha como ponto de encontros, conexões, diversidade, democracia, acolhimento e renovação constante.
As atividades especiais prosseguem até o próximo domingo (28). São shows e outros espetáculos, visita guiada com teatro, exposições, oficinas educativas e sarau.
Na Travessa dos Cataventos (passagem térrea que “corta” os dois prédios do conjunto arquitetônico, ligando a Rua da Praia à Sete de Setembro), será realizada no último dia uma festa com participação da Escola Imperadores do Samba – vencedora do Carnaval de 2022 com um enredo em homenagem à CCMQ e a outros lugares culturais da cidade. A agenda completa está disponível em ccmq.com.br e nas redes sociais.
Outras iniciativas
Fazem parte da iniciativa um selo comemorativo do 35º aniversário e a revitalização da logomarca da instituição. Outro destaque é uma campanha desenvolvida pela equipe de comunicação da CCMQ em parceria com a agência Tambor.
O resultado é um cojunto de peças de divulgação que incluem painéis digitais instalados em diversos pontos da cidade e vídeo de 2 minutos com veiculações nos sistemas internos de TV da Estação Rodoviária, Trensurb e catamarã, além das redes sociais.
A criação da campanha como um todo partiu de uma pesquisa contratada pela Associação de Amigos da CCMQ e realizada em 2024 pelo Instituto Fidedigna junto ao público geral da instituição. Dos entrevistados, 98% disseram estar satisfeitas com a experiência que tiveram na Casa.
Nas palavras mais citadas pelo público para descrever sua visita apareceram “felicidade”, “nostalgia”, “tranquilidade”, “gratidão”, “conexão”, “curiosidade”, “arte” e, é claro, “cultura”. As pessoas também descrevem o espaço como “acolhedor”, “educativo” e “enriquecedor”, ao promover aprendizado, pertencimento e reflexão.
O levantamento mostrou, ainda, que o público reconhece o papel do centro cultural em manter viva a memória da cultura e história local. Iniciativas inclusivas e a diversidade das atividades foram destacadas, tais como mostras e eventos que fomentam cultura, inclusão, acessibilidade, e ações para crianças e adultos com necessidades específicas.
Trajetória
Projetado pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn, o edifício-sede da CCMQ foi construído para ser o Hotel Majestic, a partir de 1916. Um de seus hóspedes ilustres foi o poeta Mario Quintana, que morou no hotel por 12 anos, de 1968 até 1980.
Em 1983, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, tendo início sua transformação em casa de cultura. A obra de transformação do hotel em centro cultural desenvolveu-se de 1987 a 1990, com projeto assinado pelos arquitetos Flávio Kiefer e Joel Gorski. A instituição foi oficialmente inaugurada em 25 de setembro de 1990.
Um dos símbolos arquitetônicos, históricos, culturais e turísticos de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição do governo do Estado, mantida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Seus espaços estão voltados ao cinema, música, literatura, artes plástica e cênicas, com realização de oficinas, cursos, visitas mediadas, feiras eventos do setor, produção e distribuição de materiais pedagógicos.
A CCMQ é sede dos institutos de Artes Visuais (IEAVi), de Cinema (Iecine) e de Música (IEM) do Rio Grande do Sul, do programa RS Criativo, da Cinemateca Paulo Amorim, do Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC RS) e do Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), além da Biblioteca Lucília Minssen.
Na lista de prêmios e recebimentos estão 14 edições do “Top of Mind”, do Grupo Amanhã, na categoria “Centro Cultural Mais Lembrado”, além do selo de acessibilidade concedido pela prefeitura. Em 2022, a CCMQ foi a instituição pública melhor avaliada na Região Sul do País e a segunda de todo o Brasil na categoria Educação, Cultura e Arte, do “Prêmio de Acessibilidade” concedido pelo governo federal.
Desde sua reabertura pós-enchente de maio de 2024, a CCMQ tem recebido diversas melhorias estruturais e ações como a revitalização e ampliação da Biblioteca Erico Verissimo (e de seu acervo), o restauro do Teatro Bruno Kiefer (com finalização prevista até o fim do ano) e a recente inauguração da Sala Paulo Moreira, vinculada ao Instituto Estadual de Música (IEM).
(Marcello Campos)