Terça-feira, 30 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 30 de setembro de 2025
A Alma Mater recebeu um aporte de R$ 5 milhões do Instituto Ling, por meio do Fundo Reconstruir RS, para o Projeto Aurora – Infraestrutura, iniciativa que está reformando e ampliando escolas de educação infantil em comunidades vulneráveis de Porto Alegre.
Com o investimento, três escolas já estão em obras: Favo de Mel e Vila União, no bairro Sarandi, e Brincando e Aprendendo, no bairro Navegantes – todas gravemente afetadas pelas enchentes de maio de 2024.
A intervenção garantirá a criação de 361 novas vagas e beneficiará um total de 644 crianças de 0 a 6 anos, contribuindo de forma decisiva para reduzir o déficit de mais de 5 mil crianças que aguardam por um espaço na rede municipal. As obras incluem reformas estruturais e ampliações, com entrega prevista para dezembro de 2025, possibilitando que as novas vagas estejam disponíveis já no início do ano letivo de 2026.
No total, serão 644 crianças beneficiadas, em ambientes preparados para promover um desenvolvimento infantil integral e de qualidade. O Projeto Aurora tem como meta abrir 1.000 novas vagas até 2026, fortalecendo a rede de cuidado e educação da primeira infância em Porto Alegre.
Em julho de 2025, a convite do secretário municipal da Educação, Leonardo Pascoal, a Alma Mater passou a integrar o Movimento Infância em Construção, promovido pela prefeitura de Porto Alegre, ao lado de outros seis institutos, todos unidos para enfrentar a falta de vagas na educação infantil do município.
Além das três unidades já em andamento, a organização está em busca de investidores para reformar e ampliar mais duas novas escolas, que estão com projetos prontos e que somarão 246 novas vagas, atendendo 462 crianças, em um investimento estimado em R$ 3 milhões.
Outras cinco escolas já foram mapeadas e terão seus projetos finalizados e orçados assim que concluída a captação para essas duas unidades.
As escolas em obras
– EEI Favo de Mel, rua Vidal Barbosa, 1075, Sarandi: 25 anos de atuação, 96 crianças atendidas hoje, 112 novas vagas, total: 208 crianças beneficiadas.
– EEI Vila União, rua 21 de Abril, 1470, Sarandi: 40 anos de atuação, 94 crianças atendidas hoje, 98 novas vagas, total: 192 crianças beneficiadas.
– EEI Brincando e Aprendendo, rua Monsenhor Severino Brun, 65, Navegantes: 10 anos de atuação, 93 crianças atendidas hoje, 151 novas vagas, total: 244 crianças beneficiadas.
Sobre o Projeto Aurora
O Projeto Aurora tem como missão ampliar o acesso à educação infantil de qualidade em Porto Alegre, com duas frentes de atuação: infraestrutura e capacitação de educadores.
– Infraestrutura: em 2024, três escolas infantis afetadas pela enchente foram revitalizadas em apenas 60 dias, possibilitando que 300 crianças retornassem às aulas. Em 2025, mais três escolas estão em obras, com conclusão prevista para dezembro.
– Capacitação: iniciada em maio de 2025, já alcançou 200 professores, que atendem cerca de 1.000 crianças em 12 escolas. O programa soma 68 horas de aulas EAD, complementadas por visitas semanais de facilitadoras pedagógicas.
O destaque é o módulo de inclusão, que permite acompanhar caso a caso e orientar o manejo de crianças neuro divergentes.
Sobre a Alma Mater
Fundada em 2006 no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, a Alma Mater é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua nas áreas da saúde e da educação, com foco em ações estruturantes para a maternidade e a primeira infância.
Além do Projeto Aurora, desenvolve o Projeto Alma Mater Bebê – há mais de 5 anos beneficiando mais de 4.500 bebês e suas famílias – e o Projeto Primeiros Passos do Bebê e da Mamãe, atualmente em expansão para toda a rede de atenção primária.