Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Home boas noticias Projeto de trem rápido entre Porto Alegre e Gramado é detalhado ao governo gaúcho

Compartilhe esta notícia:

Um grupo de empresários apresentaram aos secretários estaduais Juvir Costella (Logística e Transportes) e Enani Polo (Desenvolvimento Econômico) o projeto de um trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado (Serra Gaúcha). O estudo prevê aproximadamente 85 quilômetros de percurso, com duração de uma hora.

Ainda de acordo com o detalhamento, a ideia é utilizar veículo com 250 lugares, partindo do Aeroporto Internacional Salgado Filho (Zona Norte da Capital). São três opções de trajeto, todas passando por trechos da zona rural. Já o fluxo é estimado em 1 milhão de passageiros por ano em cada um dos itinerários.

“Trata-se de uma alternativa aos congestionamentos diários na rodovia federal BR-116 e áreas centrais de Gramado e Canela”, ressalta o governo do Rio Grande do Sul. Frequentemente listadas entre os principais destinos de viagem no Brasil, ambas as cidades são responsáveis por uma alta demanda turística no Estado.

A proposta é capitaneada pelas empresas RG2E Engenharia Consultiva, Sultrens, BF Capital e STE Engenharia. Durante o encontro, seus representantes explicaram os passos legais e estruturais para que a ideia saia do papel. Isso inclui aspectos econômicos, logísticos e até geográficos, já que a topografia da Serra Gaúcha exige um projeto diferenciado.

Os responsáveis pelo estudo técnico, porém, garantem conhecer a tecnologia necessária para superar essa limitação.  Eles também mencionaram o fato de que na década de 1960 funcionou uma ferrovia ligando Porto Alegre a Gramado Além disso, argumentaram que a tecnologia atual é muito mais avançada.

“Em qualquer país desenvolvido, o transporte ferroviário é uma realidade”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico. “Uma reunião está marcada para a próxima semana, quando será feita uma avaliação interna do material. O tema também será tratado com os municípios que seriam impactados pela passagem do trem”. Seu colega de Logística e Transportes acrescentou: “É importante que o governo esteja envolvido em todas as etapas”.

Iniciativa semelhante

Ao menos no papel, a ideia de um trem rápido entre as duas cidades não é novidade. Em janeiro de 2021, a empresa norte-americana de tecnologia HyperloopTT firmou acordo com o governo do Estado e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para realização de estudo de viabilidade de um sistema ferroviário para passageiros e cargas. O governo gaúcho não tocou mais no assunto desde então.

O modelo esmiuçado na ocasião era ainda mais moderno que o agora proposto. No foco estava um sistema capaz de alcançar 1,2 kn/h, por meio de veículos com conforto e segurança “em nível superior ao dos atuais aviões.”

Além do estudo de viabilidade técnica da rota, o acordo prevê a análise das condições ambientais, socioeconômicas e financeiras, como retorno de investimento que um projeto desta dimensão possibilita.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Nilton Leonel Arnecke Maria toma posse como defensor público-geral do Estado para biênio 2024/2026
Em busca de oportunidades de negócio, missão liderada pelo governador gaúcho vai à Itália e Alemanha
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde