Terça-feira, 07 de Outubro de 2025

Home Rio Grande do Sul Projeto institui o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Adulteração de Bebidas no RS

Compartilhe esta notícia:

Diante dos casos de intoxicações graves e óbitos decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no Brasil, o deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei nº 390/25, que institui o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Adulteração de Bebidas no Rio Grande do Sul.

A iniciativa visa proteger a saúde pública, assegurar os direitos dos consumidores e preservar a regularidade do comércio de bebidas alcoólicas no Estado.

“Embora a legislação federal estabeleça parâmetros para produção, classificação e fiscalização de bebidas, a etapa de transporte, armazenagem e comercialização ainda apresenta vulnerabilidades que permitem o ingresso de insumos clandestinos ou desviados, como álcool etílico e metílico de uso industrial”, argumentou o parlamentar.

O programa propõe reforçar a fiscalização e rastreabilidade digital das bebidas alcoólicas comercializadas por meio de QR Code e instituir o Cadastro Estadual de Controle de Álcool Etílico e Metílico de Uso Industrial, destinado ao monitoramento da produção, transporte, armazenamento e comercialização desses insumos.

A proposição, apresentada na segunda-feira (6), estabelece ainda a corresponsabilidade de comerciantes e distribuidores, impondo deveres objetivos e sanções administrativas proporcionais, fortalecendo a prevenção diretamente nos pontos de venda.

“O objetivo é combinar prevenção, fiscalização, repressão a ilícitos e proteção da saúde coletiva, beneficiando consumidores, produtores regulares e sociedade como um todo, preservando a livre concorrência e fortalecendo a confiança nas relações de consumo”, disse Victorino.

A proposta é de autoria do deputado Gustavo Victorino. (Foto: Fernando Gomes/Agência ALRS)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul terá diagnóstico próprio para casos suspeitos de ingestão de metanol
10º Encontro de Carros Antigos movimenta Picada Café neste domingo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias