Domingo, 22 de Maio de 2022

Home boas noticias Projeto obriga condomínios a denunciarem maus-tratos contra animais em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto de lei que obriga os condomínios residenciais e comerciais localizados na Capital a denunciarem à polícia ocorrências ou indícios de casos de maus-tratos e violações de direitos de animais em suas unidades condominiais ou áreas comuns.

A proposta é de autoria do vereador José Freitas (Republicanos). Pelo projeto, os condomínios, representados por seus síndicos ou administradores, ficam obrigados a comunicar às autoridades policiais ocorrência ou indícios de casos de maus-tratos em até 24 horas de sua ciência.

A comunicação deve ser imediata nos casos em que a ciência da ocorrência se der quando essa estiver em andamento ou quando a celeridade na comunicação possa contribuir para a interrupção da conduta delitiva ou para a preservação da integridade do animal. O não cumprimento sujeitará o condomínio a multa no valor de 1.000 UFMs (Unidades Financeiras Municipais), sem prejuízo das demais sanções de natureza cível, penal e administrativa.

Para Freitas, é necessária uma postura ativa na comunicação de casos de maus-tratos para evitar e coibir a prática de abusos de qualquer natureza, visando efetivar a garantia de proteção e segurança aos animais. “Por questões próprias do ordenamento jurídico nacional, a impunidade tornou-se uma regra revoltante em relação a todos os crimes ambientais, especialmente os maus-tratos. Assim, é imperativo utilizarmos a competência legislativa municipal para coibir ao máximo as práticas violentas contra animais”, argumentou o vereador.

Ele acrescentou que uma das razões para a impunidade é a ausência de denúncias às autoridades competentes. “A comunicação dos indícios e dos fatos é essencial para que a polícia se movimente para salvar o animal que está sendo maltratado e para dar início ao processo de responsabilização dos agressores”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Entenda os fatores que pressionam a inflação no Brasil e no mundo
Joe Biden ameaça impor sanções pessoais a Vladimir Putin se a Rússia invadir a Ucrânia
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News