Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Home em foco PSDB e Cidadania dão entrada em registro de federação partidária

Compartilhe esta notícia:

O PSDB e o Cidadania protocolaram na sexta-feira (1º), em cartório, o pedido formal de registro de uma federação partidária entre as siglas.

A federação é uma novidade das eleições deste ano e prevê que dois ou mais partidos, uma vez federados, passem a atuar de forma conjunta e unitária por, no mínimo, quatro anos. Nessa modalidade, não é preciso fundir os partidos em uma única legenda.

Considerando a atual composição da Câmara dos Deputados, a federação PSDB-Cidadania será a oitava maior bancada, com 31 deputados. As legendas têm até 31 de maio para enviar o processo completo ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que precisa validar a federação.

Se esse prazo for desrespeitado, os partidos ainda poderão se reunir em federações, mas os novos arranjos não terão efeito para as eleições de outubro deste ano.

Segundo o estatuto da federação, os presidentes nacionais dos partidos ocuparão o comando do grupo. Bruno Araújo (PSDB) será o presidente, enquanto Roberto Freire (Cidadania) exercerá a função de vice-presidente.

Ameaçado pela cláusula de desempenho – medida que condiciona o acesso dos partidos aos recursos do fundo partidário e tempo de rádio e televisão ao atingimento de metas de votos –, o Cidadania aprovou em fevereiro a ideia de compor federação com outras siglas.

Durante a primeira reunião, o partido sofreu um “racha”: grupos dentro da legenda defendiam diferentes composições com PSDB, PDT ou Podemos.

O então pré-candidato à Presidência pelo partido, senador Alessandro Vieira (SE), se opôs aos encaminhamentos indicados por Roberto Freire, que era a favor de uma união com o PSDB.

Pouco tempo após a aprovação da federação entre Cidadania e PSDB, Vieira rompeu com o Cidadania e se filiou justamente ao PSDB. Os tucanos haviam decidido, no dia 3 de março, que caberia a Bruno Araújo consolidar a federação com o Cidadania.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Mega-Sena pode pagar R$ 120 milhões neste sábado
Mais de 100 mil bilhetes da rifa do triplex atribuído a Lula no Guarujá já foram vendidos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde