Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Home Acontece Psicóloga gaúcha lança livro sobre o impacto da internet e das tecnologias na saúde mental de jovens universitários

Compartilhe esta notícia:

A internet e as tecnologias de comunicação transformaram o modo das pessoas viverem tanto no Brasil quanto no mundo. Aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram se tornaram recursos indispensáveis e de uso diário. Mas até que ponto esses avanços têm feito bem para a saúde mental dos jovens universitários? Esse é o questionamento feito e respondido no livro “Uso Nocivo de Internet e Mídias Sociais – Adoecimento Mental e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental”, resultado de quatro anos de pesquisa de doutorado em Psicologia Clínica da autora. O lançamento oficial da publicação será no dia 28 de março na Galeria Casa Prado, em Porto Alegre.

A publicação faz uma análise profunda sobre o uso desmedido e sem controle desses recursos tecnológicos no cenário nacional, onde os estudos ainda são incipientes, e aponta os prejuízos causados no que diz respeito a aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais aos indivíduos consumidores. Mas também identifica alternativas de tratamento baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Sendo assim, no livro, o leitor encontrará a adaptação e a avaliação de efetividade de um protocolo de intervenção direcionado a universitários que utilizam a internet e as mídias sociais de forma nociva. 

Ilana Luiz Fermann é doutora em Psicologia Clínica pela Unisinos, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental com Treinamento em Transtornos de Ansiedade no Beck Institute, na Filadélfia, nos Estados Unidos, com formação em Terapia do Esquema e em Mediação de Conflitos. Atua como professora do curso de graduação de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e de cursos de especialização. Além de realizar atendimentos clínicos nas modalidades presencial e online.

A ideia da tese surgiu a partir de sua prática no consultório e na sala de aula, quando percebeu que os pacientes e alunos apresentavam queixas e demandas a partir do uso desmedido da internet, devido ao rápido e fácil acesso a smartphones.

“Sintomas cognitivos, emocionais, comportamentais e físicos estão cada vez mais presentes na vida de todos nós. Na época da pandemia, que foi quando realizei a minha pesquisa de doutorado, mais ainda. As aulas online, trabalho online e modalidades EAD ocasionaram uma mudança de paradigma muito grande em todos, principalmente naqueles que, além de usarem os recursos tecnológicos na sua vida por vários motivos, precisaram utilizá-los como forma de ensino e laboral”, explica a pesquisadora.

O livro já está disponível para venda no site da Editora Juruá em formato físico e e-book. No dia 28 de março, às 19h, ocorre o lançamento oficial da publicação, na Livraria Santos, na Galeria Casa Prado, localizada na rua Dinarte Ribeiro, 148, em Porto Alegre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Porto Meridional de Arroio do Sal elevará atividade portuária no Rio Grande do Sul
Evento em Porto Alegre debate oportunidades na energia solar
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada