Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Home em foco Putin assina a anexação de quatro territórios ucranianos à Rússia

Compartilhe esta notícia:

O presidente Vladimir Putin assinou, nesta sexta-feira (30), a anexação de quatro regiões do território ucraniano à Rússia: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

“Existem quatro novas regiões russas”, disse Putin durante uma cerimônia no Kremlin, em Moscou. “As pessoas que vivem nessas quatro regiões estão se tornando nossos cidadãos para sempre”, acrescentou. Esses territórios estão ocupados por forças russas, que invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Essas regiões equivalem a praticamente um quinto do território da Ucrânia. O governo do país, a ONU (Organização das Nações Unidas) e nações do Ocidente não reconhecem a validade dos referendos realizados pela Rússia para consultar os habitantes dessas localidades sobre a anexação.

“As pessoas foram separadas de sua pátria quando a União Soviética se rompeu”, afirmou Putin. “A Rússia não busca trazer a União Soviética de volta”, completou.

O presidente russo disse que o governo ucraniano deve “respeitar a vontade das pessoas”. Além disso, afirmou que a Rússia defenderá suas terras “com todos os meios” e trabalhará para “aumentar a segurança nas novas regiões”.

O Kremlin afirmou que ataques contra qualquer parte da faixa da Ucrânia que Putin assinou a anexação serão considerados agressões contra a própria Rússia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Condenados homens que se passavam por oficiais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Carga roubada avaliada em R$ 200 mil e caminhão são recuperados na Região Metropolitana de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa