Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 28 de novembro de 2025

Depois da estreia do novo formato da Copa do Mundo de Clubes da FIFA neste ano, a FIFA se prepara para escrever seu próximo capítulo. Após o sucesso relativamente positivo da primeira edição da Copa de clubes, algumas pessoas têm curiosidade em saber como será a próxima edição.
Recorde que a primeira Copa de Clubes, disputada nos Estados Unidos em 2025, foi vencida pelo Chelsea, que surpreendeu muita a gente, ainda mais na final, em que conseguiu derrotar o imparável PSG de Marquinhos, por 3 a 0. Um resultado que veio consolidar uma campanha impressionante após um início discreto na competição, onde perdeu, por exemplo, para o Flamengo por 3 a 1.
A nova competição da FIFA acontecerá a cada 4 anos, tal como a Copa do Mundo para seleções. A FIFA ainda não anunciou as datas oficiais do torneio, mas tudo indica que o Mundial de Clubes de 2029 será realizado novamente entre junho e julho, repetindo as datas da primeira edição.
Cada confederação continental (UEFA, CONMEBOL, AFC, CAF, CONCACAF, OFC) tem um determinado número de vagas para a competição. Os campeões das edições realizadas entre 2025 e 2028 das principais competições continentais, garantem uma vaga direta.
As restantes vagas, serão completadas através do desempenho das equipes em um ranking acumulado dos quatro anos anteriores à competição (2025-2028). Por exemplo, no último ciclo na América do Sul, classificaram-se os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, mais dois times via ranking da CONMEBOL, os argentinos River Plate e Boca Juniors.
A UEFA também terá um total de 4 vagas como campeões continentais, e ainda várias outras vagas por definir, via ranking final desses 4 anos. O PSG, enquanto campeão continental de 2025, já se garantiu na próxima edição de 2029. Tendo isso em conta, a disputa deste ano promete muito.
Segundo é possível ver na Betano, essa será uma das edições mais indecisas de todas, com vários favoritos. O Arsenal, o Bayern e o PSG, são os 3 favoritos, mas Manchester City, Barcelona ou ainda Liverpool não estão muito longe. O Real Madrid também é um dos candidatos, enquanto o campeão mundial, Chelsea, é o oitavo favorito, mas com uma odd bem maior.
As probabilidades sobre o futuro vencedor, vão evoluindo até ao final da temporada, e apostar, antes de uma forma prematura, pode ser fatal. Contudo, é possível proteger sua aposta de longo prazo através da melhor oferta descrita na página Betano bônus da Sportytrader, que nesse momento, oferece uma aposta grátis. Uma decisão que tem tudo para ser emocionante!
Fechando a parentese europeia, não podemos esquecer as outras confederações. AFC, CAF, CONCACAF contam com quatro vagas cada uma, preenchidas somente pelos campeões das suas ligas nos quatro anos do período. Por fim, a OFC possui somente uma vaga, destinada ao campeão com melhor desempenho nesses 4 anos.
Neste ano, quatro times já foram campeões continentais e estão garantidos no próximo Mundial. O primeiro é o Al Ahli, da Arábia Saudita, que conquistou a Liga dos Campeões da Ásia, depois, o PSG, vice-campeão da Copa do Mundo de Clubes de 2025, que venceu a Liga dos Campões da Europa, como já foi referido.
Em seguida, o Pyramids, do Egito, no torneio continental africano, e o Cruz Azul, do México, campeão na América do Norte. Ainda faltam 4 anos para a Copa do Mundo de Clubes, mas a certeza é que temos tudo para repetir o sucesso da primeira edição! Será que o seu time estará na maior competição de clubes do mundo?
A grande dúvida está em torno do local do evento, alguns países já declararam à FIFA a intenção de receber o torneio, como o trio Espanha, Portugal e Marrocos, que sediará a Copa de seleções de 2030. O Brasil é outro país que se mostrou à disposição de sediar os jogos, a CBF já iniciou conversas com a FIFA e propõe cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte como possíveis sedes.
Além disso, o Qatar também manifestou interesse em sediar o torneio, aproveitando o investimento massivo e as infraestruturas da Copa do Mundo de 2022 por seleções, com proposta de realização no inverno para evitar o calor extremo. Os Estados Unidos, que receberam a primeira edição com sucesso, também aparecem como possível candidato, especialmente para manter patrocinadores e interesses comerciais no país.
Ainda existem rumores de que o sucesso do torneio pode até o levar a ser disputado a cada dois anos e com mais clubes, parecido com a Copa de Seleções, que terá 48 equipes a partir da edição de 2026.
E discussão sobre o torneio ser disputado a cada dois anos ganhou força, com a FIFA avaliando oficialmente essa possibilidade a partir de 2031, junto com uma possível ampliação para 48 equipes. A proposta foi apresentada pelo Real Madrid em encontros com a FIFA em Miami, que conta com o apoio de grandes clubes europeus como Barcelona, Manchester United, Liverpool e Napoli.