Quarta-feira, 01 de Abril de 2026

Home Rio Grande do Sul Quase 5 mil vagas gratuitas: Senac abre inscrições para cursos técnicos em todo o RS

Compartilhe esta notícia:

Até 21 de abril, o Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac) recebe inscrições para 24 cursos técnicos e  de especialização em todo o Rio Grande do Sul. São 4.868 vagas gratuitas, distribuídas entre 2.623 para formações presenciais em 41 escolas da instituição e no UniSenac Pelotas, bem como 2.245 oportunidades na modalidade de educação a distância (EAD). O começo das aulas está marcado para 5 de maio.

O processo abrange áreas estratégicas e com alta demanda no mercado de trabalho, tais como gestão e negócios, saúde, tecnologia e turismo. Dentre os destaques estão cursos técnicos de administração, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, transações imobiliárias e enfermagem, além de especializações no segmento de saúde.

A iniciativa tem abrangência estadual, com vagas presenciais em 37 cidades gaúchas, incluindo Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo. Já o sistema EAD, por sua própria característica, permite a participação de candidatos de qualquer região.

O ingresso se dará por ordem de inscrição, realizada por meio de link disponível no site senacrs.com.br. A manifestação de interesse está condicionada a critérios de renda exigidos pelo programa e idade mínima para cada curso. Também é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Já as especializações técnicas em Saúde são restritas a quem possui formação prévia em enfermagem.

Para o gerente de Educação Profissional do Senac-RS, Sidinei Rossi, a iniciativa vai além da formação técnica: “Ao ampliar o acesso à educação profissional de forma inclusiva, criamos oportunidades reais para que mais pessoas possam reescrever suas trajetórias e conquistar novos caminhos no mundo do trabalho”.

Ele acrescenta: “Trata-se de uma oportunidade concreta de transformação de vida, com autonomia, ampliação de horizontes e fortalecimento da confiança dos alunos para avançarem em suas carreiras, impactando o indivíduo e também sua família e a comunidade em que está inserido”.

Vagas presenciais

– Especialização Técnica de Enfermagem em Saúde da Família: 18.

– Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho: 95.

– Especialização Técnica em Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência: 85.

– Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica: 40.

– Técnico em Administração: 943.

– Técnico em Comércio Exterior: 80.

– Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 90.

– Técnico em Enfermagem: 140.

– Técnico em Eventos: 60.

– Técnico em Finanças: 90.

– Técnico em Guia de Turismo: 70.

– Técnico em Informática: 78.

– Técnico em Logística: 22.

– Técnico em Marketing: 282.

– Técnico em Óptica: 30.

– Técnico em Podologia: 40.

– Técnico em Qualidade: 20.

– Técnico em Radiologia: 40.

– Técnico em Recursos Humanos: 335.

– Técnico em Segurança do Trabalho: 65.

Vagas EAD

– Técnico em Administração: 210.

– Técnico em Contabilidade: 285.

– Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 90.

– Técnico em Guia de Turismo: 55.

– Técnico em Logística: 337.

– Técnico em Meio Ambiente: 242.

– Técnico em Qualidade: 307.

– Técnico em Recursos Humanos: 255.

– Técnico em Secretariado: 279.

– Técnico em Segurança do Trabalho: 75.

– Técnico em Transações Imobiliárias: 110.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Quase 5 mil vagas gratuitas: Senac abre inscrições para cursos técnicos em todo o RS
UniSuper abre nova Ana Nery em Canoas com loja de 1.000 m² 
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News