Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Home em foco Rainha Elizabeth II está “em muito boa forma”, diz primeiro-ministro britânico no G20

Compartilhe esta notícia:

A rainha Elizabeth II, colocada em repouso por pelo menos mais duas semanas por seus médicos, está “em muito boa forma”, garantiu neste fim de semana o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já em Roma para participar do encontro do G20.

“Falei com Sua Majestade e ela está em muito boa forma”, declarou o chefe de governo em entrevista ao canal britânico Channel 4, sobre o estado de saúde da soberana de 95 anos. “Ela só precisa seguir os conselhos de seus médicos e descansar um pouco”, continuou Johnson. “Acredito que todo o país envia seus votos a ela”.

A rainha, que passou uma noite no hospital na semana passada para se submeter a “exames preliminares”, nos termos do Palácio de Buckingham, precisou cancelar sua viagem à COP26 sobre o clima em Glasgow, na Escócia, poucos dias depois de desistir de um deslocamento à Irlanda do Norte.

A soberana deverá renunciar a qualquer viagem oficial por pelo menos mais duas semanas, segundo anunciou o Palácio de Buckingham na semana passada. Ela, porém, poderá continuar a realizar “tarefas leves”, incluindo audiências por videoconferência.

A rainha foi recomendada a descansar em 20 de outubro, um dia após uma recepção no Castelo de Windsor, onde apareceu conversando com seu primeiro-ministro Boris Johnson e o empresário americano Bill Gates.

Sua última aparição pública foi na quinta-feira passada, quando entregou, por videoconferência, a medalha de ouro da poesia ao poeta inglês David Constantine. Um vídeo de 24 segundos transmitido pelo Palácio a mostrou sorrindo, conversando por meio de telas com o poeta.

Elizabeth II, cujo marido, o príncipe Philip, faleceu em abril passado aos 99 anos, foi vista recentemente andando com o apoio de uma bengala, algo que não acontecia desde 2004.

“Deixem ela beber”

Internautas saíram em defesa recentemente, nas redes sociais, de que a Rainha Elizabeth II mantenha o hábito de tomar bebida alcoólica — geralmente, uma taça de martini — todas as noites.

O motivo para isso é que uma reportagem publicada na revista “Vanity Fair” afirmou que médicos aconselharam a monarca de 95 anos de interromper o consumo de álcool “exceto em ocasiões especiais”.

A informação, atribuída a fontes palacianas, não foi confirmada oficialmente. Ainda assim, internautas no Twitter defenderam que Elizabeth II mantivesse o hábito.

“Meu Deus! Aos 95 eu devo COMEÇAR a beber e a fumar! Acho que com essa idade você ganhou o direito de fazer qualquer coisa que goste”, disse o escritor e apresentador de TV Peter Anthony Holder. Na mesma linha, outro tuiteiro brincou: “É uma mulher de 95 anos, deixem ela beber. Tenho 56, e se você tentar tirar minha garrafa de tequila de mim eu vou cortar você”.

“Ninguém deve dizer a alguém que passou dos 90 anos o que comer ou beber. Queridos médicos, deixem a Rainha beber seu gin martini seco o quanto ela quiser, por favor! Saúde!”, pediu outra tuiteira.

Não há uma resposta pública sobre se a rainha ingere bebidas alcoólicas ou não porque alguns hábitos da monarca britânica são bastante reservados à vida privada dela. A revista “Vanity Fair”, que publicou primeiro a história da recomendação médica”, diz que a preocupação veio porque a rainha passa por um momento de fragilidade meses depois da morte do marido, o príncipe Philip.

Em uma das poucas vezes que o assunto foi abordado, o ex-chefe de cozinha da Família Real, Darren McGrady, disse à emissora americana CNN em 2017 que a rainha consome, sim, bebida alcoólica. Mas não tanto — havia relatos de que ela bebia quatro vezes ao dia. “Tudo o que eu disse é que ela gosta de gin com Dubonnet”, afirmou o chef na ocasião, mencionando a marca de um aperitivo bastante apreciado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Saiba como identificar e se prevenir de um Acidente Vascular Cerebral
Líderes do G20 demonstram apoio a imposto corporativo global
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News