Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 6 de janeiro de 2026
O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) implantou, ao longo de 2025, mais de 8,7 quilômetros de redes de drenagem urbana em Porto Alegre. O balanço foi divulgado com base nos dados registrados no Sistema de Monitoramento Estratégico da prefeitura até o mês de novembro.
“O avanço das obras de drenagem reflete o esforço de qualificação da infraestrutura urbana, com foco na redução de alagamentos, especialmente em áreas mais vulneráveis”, afirma o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.
O resultado representa um crescimento superior a 50% em relação a 2024, quando o andamento das obras foi impactado pela enchente histórica registrada em maio. O indicador integra o PPA (Plano Plurianual) do Município, que estabelece os objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos.
Esgotamento sanitário
Ainda em 2025, o Dmae também ampliou a rede de esgotamento sanitário da Capital em 5,6 quilômetros, contribuindo para a melhoria das condições ambientais e de saúde pública em diferentes regiões da cidade.