Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025

Home Rio Grande do Sul Rede estadual de ensino do RS é vice-líder em ranking nacional de escolas públicas no Enem

Compartilhe esta notícia:

A rede estadual de educação do Rio Grande do Sul alcançou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 a segunda maior média do País dentre as escolas com esse perfil. O Estado tem, ainda, o maior número de instituições públicas na lista das 50 pontuações mais altas no certame e que dispensam seleção de estudantes. São 12 gaúchas, oito de São Paulo e sete do Paraná.

Além disso, considerando-se todas as redes de ensino públicas ou particulares, o Rio Grande do Sul obteve a quinta maior média do Brasil, posicionando-se em lugar de destaque no cenário nacional. Os dados constam em análise realizada pela equipe técnica do Centro de Educação Baseado em Evidências (Cebe), vinculado à Secretaria da Educação (Seduc) e têm por base informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“O desempenho reflete uma consistência histórica e o compromisso do governo em garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade, já que o Rio Grande do Sul tem se mantido entre os três primeiros colocados no ranking das redes estaduais desde 2014”, ressalta a Seduc ao repercutir o assunto no portal estado.rs.gov.br.

Instituições de sucesso

Outra importante conquista enaltecida é o fato de ser gaúcha a escola estadual com maior média do Brasil no Enem: 716,4 pontos. O primeiro lugar entre tais instituições ficou com o Colégio Tiradentes, de Ijuí (Noroeste gaúcho).

Outro exemplo do empenho é a Escola Guilherme Exner, de Presidente Lucena (Vale do Sinos). No município não há colégios particulares, então a instituição é a única a oferecer o Ensino Médio. Com turmas pequenas e uma equipe dedicada, alcançou em 2024 a maior média no Enem dentre todas as instituições públicas do País com acesso irrestrito, ou seja, que não realizam nenhum tipo de processo seletivo para escolher seusos alunos. No ranking da rede estadual, ocupa o sétimo lugar.

Campanha de mobilização

Os resultados do Enem de 2024 também foram estimulados pela mobilização que incentivou a participação dos estudantes da Rede Estadual gaúcha. Com a campanha “Vamo Pra Cima”, a Seduc organizou, ao longo do ano passado, um conjunto de ações voltadas à preparação e ao engajamento para a realização das provas.

Esse esforço foi decisivo para um recorde histórico de inscrições, com mais de 70 mil alunos da rede pública, o que representa 89% dos concluintes do 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais e municipais. Para efeitos de comparação, em 2023, cerca de 26 mil alunos gaúchos participaram do Exame Nacional.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Calçados Beira Rio: ao completar 50 anos, empresa gaúcha recebe a Medalha do Mérito Farroupilha
Prefeituras gaúchas devem dividir R$ 10 bilhões do ICMS no ano que vem
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias