Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Home Mundo Reino Unido sanciona Rússia por referendos na Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

O Reino Unido anunciou nesta segunda-feira (26) novas sanções contra a Rússia, em retaliação aos referendos de anexação “ilegais” organizados em quatro regiões da Ucrânia ocupadas total ou parcialmente por Moscou. “Referendos fraudulentos realizados com uma arma apontada não podem ser livres e justos e nós nunca reconheceremos os resultados”, afirmou o ministro das Relações Exteriores britânico, James Cleverly.

“As sanções de hoje terão como alvo aqueles por trás desses falsos referendos, bem como os indivíduos que continuam sustentando a guerra de agressão do regime russo”, acrescentou.

Donetsk e Lugansk

Os referendos sobre a adesão pela Rússia das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, e das regiões de Kherson e Zaporíjia, no sul, parcialmente sob domínio russo, começaram na sexta-feira e seguem até esta terça-feira. Eles não são reconhecidos pelo direito internacional – e Kiev e o Ocidente já deixaram claro que não aceitarão os resultados.

Entre as 92 novas entidades e pessoas sancionadas estão oficiais russos de alto escalão que organizaram os referendos ilegais e a empresa IMA Consulting, descrita por Londres como a “agência de relações públicas favorita” do presidente russo, Vladimir Putin. A empresa foi contratada para “gerir campanhas destes referendos falsos”, justificou o Ministério das Relações Exteriores britânico.

Mais sancionados

Alguns dos outros sancionados são o governador de Kherson nomeado por Moscou, Sergei Yeliseyev, o diretor de Educação e Ciência em Lugansk, Ivan Kusov, o governador de Zaporíjia, Yevhen Balyskyi, e o vice-presidente da autoproclamada república de Donetsk, Evgeniy Solntsev.

Além disso, quatro oligarcas foram adicionados à lista: God Nisanov e Zaraj Iliev, diretores de grupos imobiliários, Iskander Makhmudov, diretor de duas siderúrgicas, e Igor Makarov, presidente do grupo Areti, que atua no setor de petróleo e gás. Outros 23 indivíduos incluídos na lista estão ligados ao Gazprombank, 16 ao Sberbank e 10 ao Sovcombank, três dos principais bancos russos.

Até agora, o Reino Unido sancionou mais de 1,2 mil indivíduos e 120 entidades, em retaliação à invasão da Ucrânia pela Rússia, que começou em 24 de fevereiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após pancada, Cristiano Ronaldo treina de olho roxo com seleção de Portugal
Cuba aprova casamento gay em referendo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde