Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 30 de dezembro de 2025
Para o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, “o tratamento do câncer é uma questão de vida ou morte está em pauta”. Ele revela que “fui o relator do processo que avalia a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer, e percebemos que essa ação precisa ser mais eficaz, especialmente no diagnóstico precoce da doença”. O ministro do TCU conversou pelo telefone com o jornalista Flavio Pereira, e comentou que a partir do material analisado, constatou que “mais da metade dos diagnósticos de câncer no SUS (Sistema Único de Saúde) são feitos quando a doença já está em estágio avançado. Falta prevenção, e isso piora o prognóstico para o tratamento e aumenta a mortalidade”.
Para o ministro, “a falta de um diagnostico ágil pode ser a diferença entre a vida e a morte. Neste caso, o TCU monitorou as ações propostas em auditorias anteriores, e constatou que embora tenha havido alguns avanços, eles ainda são insuficientes.”
Augusto Nardes recomenda que “o ministério da Saúde precisa agir rapidamente para melhorar a eficiência do sistema e garantir que os pacientes não fiquem perdidos na rede de atenção da saúde. Além disso o TCU recomenda que sejam estabelecidos prazos para desenvolver ferramentas que ajudem a mapear os atendimentos e identificar os gargalos.”
Segundo Augusto Nardes, “quanto mais rápido for feito o diagnostico, o tratamento e a prevenção, mais vidas serão poupadas”.
Violência contra a mulher: até agentes públicos dão mau exemplo
O combate à violência contra a mulher teve muitos avanços em 2025. Porém, ainda assim, alguns exemplos mostram que até mesmo agentes públicos praticam atos de violência contra mulheres. Alguns casos recentes:
– Em Viamão, o prefeito afastado Rafael Bortoletti foi condenado pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Comarca de Viamão, vinculado ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a nove anos, um mês e 22 dias de reclusão em regime fechado e multa. O Tribunal de Justiça manteve a condenação. Ele foi acusado de expor registro audiovisual contendo sexo e pornografia sem o consentimento da companheira.
– Em Marau, o vereador Frederico Gazola Andrigo (PP) invadiu uma escola sem autorização, e agrediu verbal e fisicamente a secretária de Educação, o que levou à intervenção da Brigada Militar.
– Em Santa Barbara do Sul, a vereadora Janete Pazinato de Sá (PP) registrou ocorrência na Polícia Civil contra prefeito Janete Pazinato de Sá (PP) por intimidação e assédio durante evento público.
Combate à violência contra a mulher: tornozeleira eletrônica para agressores
Um avanço este ano, foi a sanção da Lei 15.125 de 24 de abril de 2025 que altera a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) para permitir o uso de tornozeleira eletrônica em agressores que estão sob medida protetiva de urgência em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
A lei acrescenta ao artigo 22 da Maria da Penha a possibilidade de o juiz determinar a monitoração eletrônica do agressor, com dispositivos que alertam a vítima e a autoridade policial caso o autor se aproxime. A tornozeleira e botão de pânico são mecanismos para dar mais segurança à mulher enquanto a medida protetiva estiver em vigor.
Deputado Pepe Vargas assumirá o governo do Estado
Será na sexta-feira (02) às 9h30min a posse do presidente da Assembleia Legislativa (ALRS), Pepe Vargas (PT), no comando do Palácio Piratini. Nesse período, o deputado Luiz Marenco (PDT) 1º vice-presidente, assumirá o comando do legislativo. A transmissão do cargo será acompanhada por lideranças políticas, sindicais e autoridades. O presidente da Assembleia, que recebe o cargo do vice-governador Gabriel Souza, fica no cargo de governador em exercício até até segunda-feira, quando Eduardo Leite retornará das férias.
Após ausência na inauguração, Luciano Hang visita megaloja da Havan em Uruguaiana
A assessoria do empresário Luciano Hang informa em nota ao jornalista Flavio Pereira, que ele estará na megaloja da Havan em Uruguaiana (RS) na próxima terça-feira, 6 de janeiro, às 9h. A visita marca o retorno do dono da varejista à cidade, após não ter conseguido participar da inauguração, em novembro, por questões de saúde. Naquele momento, Luciano precisou passar por uma cirurgia para tratar uma infecção, o que o impediu de estar presente. Mesmo assim, prometeu aos colaboradores e clientes que voltaria pessoalmente à cidade gaúcha para abraçar e tirar foto com cada um.
“Faço questão de estar presente em todas as inaugurações da Havan, mas, na abertura da loja de Uruguaiana, precisei passar por uma cirurgia. Minha família marcou presença e a inauguração foi um grande sucesso”, afirma o empresário.
Flávio Pereira
@flaviorrpereira