Segunda-feira, 21 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 20 de julho de 2025
Preta Gil, que morreu aos 50 anos, nesse domingo (20), em decorrência das complicações de um câncer no intestino, foi diagnosticada com a doença em janeiro de 2023. Na autobiografia Preta Gil: os primeiros 50, a artista detalhou como descobriu o tumor maligno no reto e como foram os primeiros passos no tratamento. “Comecei a quimioterapia em janeiro. No quinto ciclo, em abril, tive uma sepse, fui parar na UTI e quase morri”, conta ela na publicação.
Também conhecida como septicemia ou sépsis, a sepse é uma doença grave que ocorre quando o organismo tem uma resposta inflamatória desregulada a uma infecção. Essa reação exagerada do sistema imunológico prejudica o paciente e pode comprometer a circulação sanguínea, podendo levar à falência de órgãos e à morte se não for tratada rapidamente.
Em um vídeo publicado em abril de 2023, no Instagram, Preta contou que o choque séptico aconteceu no dia 23 de março, um dia depois de ela se sentir mal e ir ao hospital no Rio. Na ocasião, ela disse que a causa da sepse não foi confirmada, mas os médicos acreditam que uma bactéria pode ter entrado no seu organismo por meio de um cateter.
“Ainda estou fazendo uma reabilitação. Tive algumas sequelas por conta dessa sepse, uma delas é no pulmão. Mas o pulmão está sendo tratado, estou tomando antibiótico, estou sendo assistida. Estou aqui para dizer para vocês que estou bem, que vou me recuperar. Tenho agora umas três semanas de reabilitação para poder voltar ao meu tratamento oncológico”, explicou Preta Gil.
Após a sepse, Preta foi se tratar em São Paulo, onde fez quimioterapia oral, sessões de radioterapia e uma cirurgia, em agosto de 2023. Depois da operação, usou, por três meses, uma bolsa de ileostomia, por onde saíam as fezes. No fim de novembro, foi operada de novo, desta vez para a retirada da bolsa e reconstrução do trato intestinal.
“Essa segunda cirurgia foi mais complicada para mim. Tive que reaprender a evacuar com fisioterapia pélvica para fortalecer meu esfíncter”, contou Preta no seu livro, explicando, ainda, que precisou usar fraldas por precaução, durante algumas semanas.
Em dezembro de 2023, Preta anunciou o fim do tratamento após a cirurgia para reconstruir parte do trato intestinal. Na ocasião, a cantora postou um vídeo na rede social para agradecer aos fãs, amigos e médicos que a acompanharam durante o tratamento.
A cantora destacou que a cirurgia para a retirada da bolsa de ileostomia havia sido a última etapa do tratamento. A partir de então, ela seguiria em processo de reabilitação. “É um processo mais delicado, eu tenho que reaprender a fazer minhas funções fisiológicas e isso requer muita dedicação, muita fisioterapia pélvica”, explicou.
Apesar da remissão do câncer, Preta explicou que ficaria sob observação pelos próximos cinco anos. “Eu vou ficar, sim, ainda sob cuidados médicos durante cinco anos, todos os pacientes oncológicos que estão em remissão passam por esse cuidado, de fazer exames periódicos, exames clínicos de imagem. Tudo que meus médicos mandaram fazer, eu farei”, disse.
Em agosto de 2024, Preta publicou um vídeo no Instagram contando que “o câncer voltou”. Ela afirmou que estava com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
A cantora explicou que a doença tinha voltado “em quatro lugares” quando fez exames de rotina dias antes. “Fui fazer meus exames de rotina quando fomos, todos nós, eu, os médicos, família e amigos, surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia”, destacou.
Ela ainda anunciou que voltaria a fazer procedimentos de tratamento contra o câncer. Preta finalizou o vídeo dizendo que tentaria continuar trabalhando no período da quimioterapia. “Eu quero ter uma vida perto de uma normalidade”, justificou.
No Ar: Show de Notícias