Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 6 de setembro de 2022
O técnico Renato Portaluppi comandou na tarde dessa terça-feira (6), sua primeira atividade como treinador após seu retorno ao Grêmio. O elenco de jogadores trabalhou no gramado do CT Luiz Carvalho focado no desafio contra o Vasco, no domingo (11), às 16h, na Arena. As duas equipes estão no G4 da série B do Brasileirão – o Tricolor em 3º lugar, com 47 pontos, e o time carioca, no 4º, com 45.
Sob o comando do preparador físico Reverson Pimentel, o grupo iniciou um exercício de movimentação e velocidade. Em um segundo momento, o auxiliar Alexandre Mendes passou uma atividade com trocas de passes em duplas e finalização. Seguindo a mesma dinâmica, mas entre quatro jogadores, os atletas passaram para triangulação e troca de posse de bola em velocidade.
A partir dos exercícios de troca de passes, Renato orientou os atletas em um campo reduzido e também com finalização. Na parte final, ainda em espaço menor, mas com mais amplitude, os jogadores puderam explorar passes mais longos e jogadas trabalhadas nos lados.
O Tricolor volta aos treinamentos na tarde desta quarta (7).
Palestras
O Grêmio promoveu nesta terça a palestra “LGBTQIA+fobia: um diálogo com os/as torcedores”, com o pedagogo Gustavo Bandeira, técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participaram do encontro o vice-presidente do Conselho Deliberativo Alexandre Bugin e os representantes das torcidas organizadas.
“Existe uma relação forte entre violência e masculinidade. Essa relação faz com que algumas violências, por exemplo a homofobia, sejam desejadas, permitidas e incentivadas em alguns contextos. O estádio historicamente é um destes contextos. Então a ideia foi conversar com os torcedores sobre isso, para tentar ajudar a plantar uma sementinha para que a gente tente minimamente começar a desnaturalizar estes preconceitos, que são tão impregnados na atual forma de torcer”, comentou Gustavo Bandeira.