Terça-feira, 02 de Setembro de 2025

Home Porto Alegre Restauração do Viaduto da Borges, em Porto Alegre, deve ser concluída até dezembro

Compartilhe esta notícia:

O titular da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) de Porto Alegre, André Flores, estima que até dezembro deve estar pronta a restauração do Viaduto da avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre. Construída no período de 1928 a 1932, a estrutura situada entre as ruas Fernando Machado e Jerônimo Coelho – e cuja passagem elevada ocupa um pequeno trecho da Duque de Caxias – está em obras desde o final de 2022.

“O espaço será totalmente reformado, preservando-se todas as características originais”, ressalta. “Estamos recuperando uma estrutura histórica, protegida por tombamento [desde 1988] e de valor cultural incalculável para a capital gaúcha.”

Com a denominação oficial “Viaduto Otávio Rocha” (em homenagem ao prefeito falecido em 1928, durante o exercício do mandato), trata-se de um dos “cartões postais” da cidade. Mesmo assim, até hoje recebeu somente duas intervenções de maior porte, em 1998 e 2010.

O atual processo de revitalização inclui um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI), além da previsão de investimentos em sinalização viária, turística e comercial.

Escadarias internas

Desgastadas pelo uso e ação do tempo, as quatro escadarias internas do Viaduto passarão por restauro completo nas próximas semanas. Também serão recuperados ladrilhos, soleiras, revestimentos em cirex (um tipo de argamassa decorativa) e grades de ferro.

A primeira etapa do trabalho consiste no mapeamento das partes degradas, seguido por enxertos com a mesma pedra, depois o chumbamento do material e, por fim, o acabamento. De acordo com a arquiteta Aline Steinheuser, da empresa responsável pelas obras, o restauro tem andamento lento e que requer a atuação de profissionais  devidamente capacitados.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Acampamento Farroupilha de Porto Alegre abre com expectativa de receber mais de dois milhões de pessoas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News