Segunda-feira, 04 de Agosto de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 4 de agosto de 2025
Com a derrota do Grêmio fora de casa para o Fluminense por 1 a 0, na noite de sábado (2), a equipe gaúcha estacionou no 14º lugar na tabela do Campeonato Brasileiro, com 20 pontos – a cinco de distância da zona do rebaixamento. O Tricolor gaúcho agora volta sua atenção para o duelo de domingo que vem (10), na Arena, contra o lanterna Sport-PE, pela 19ª rodada da competição.
Assim como havia feito na última quarta-feira, ao marcar dois gols sobre o Inter no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o atacante Everaldo foi decisivo para a vitória do time carioca. Ele estufou a rede aos 44 minutos do segundo tempo, em duelo que também marcou o reencontro dos técnicos gaúchos Mano Menezes e Renato Portaluppi contra seus ex-clubes.
Resumo
O Grêmio teve a sua única grande oportunidade no primeiro tempo aos 8 minutos, quando Alysson desarmou Martinelli, avançou para o ataque e chutou cruzado da entrada da área. Por pouco, não foi gol. Dali em diante, só deu Fluminense, principalmente com Everaldo. O centroavante desperdiçou duas chances de cabeça, ambas nascidas em cruzamentos de Serna, aos 15 e aos 18 minutos.
Os dois técnicos mudaram alguns posicionamentos de jogadores ainda no primeiro tempo. Renato Gaúcho inverteu Keno e Serna, enquanto Mano Menezes mexeu nas funções de Alysson, Riquelme e Pavón. Apesar das modificações, o Tricolor carioca manteve a superioridade e quase marcou com Manoel, de cabeça, aproveitando falta cobrada por Keno.
Aos 44 minutos de bola rolando, o camisa 9 do Fluminense teve uma nova oportunidade e, dessa vez, não perdoou. Guga lançou para dentro da área, e Everaldo completou para abrir o placar no Maracanã.
No segundo tempo, a partida seguiu elétrica, com os dois times apostante na ofensividade. Já na reta final, aos 27 minutos, a arbitragem assinalou pênalti para o Fluminense, após lance temerário de Dodi em Canobbio.
Diante do resultado negativo, o Grêmio partiu para cima e apresentou volume bem maior no segundo tempo. Braithwaite começou assustando, e o Tricolor Imortal buscava o seu gol nas bolas aéreas.
O Tricolor teve uma chance de ampliar aos 30 minutos, em cobrança de pênalti batida por Everaldo. O atacante finalizou cruzado e acertou a trave da meta defendida por Tiago Volpi.
No entanto, o autor do único gol da partida, Everaldo, errou a cobrança de pênalti que poderia amplicar a vantagem para o Tricolor. Após a chance perdida do Flu, o Grêmio se lançou ao ataque, tentou igualar o marcador, mas não chegou a furar a meta de Fábio e saiu com a derrota por 1 x 0.
Ficha técnica
– Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Manoel e Guga; Martinelli, Hércules (Thiago Santos) e Ganso (Lima); Serna (Riquelme Felipe), Keno (Canobbio) e Everaldo (Cano). Técnico: Renato Portaluppi.
– Grêmio: Tiago Volpi; João Lucas (Camilo), Kannemann, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi, Villasanti (Edenílson) e Riquelme (Aravena); Pavon (Cristaldo), Alysson (Jardiel) e Braithwaite. Técnico: Mano Menezes.
– Arbitragem: Lucas Paulo Torezin (PR), com assistência de Rafael Trombeta (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR). No VAR, Rodolpho Toski Marques (PR).
No Ar: Pampa Na Madrugada