Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Home Porto Alegre Revitalização do 4º Distrito poderá fazer Porto Alegre ter os prédios mais altos do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Em breve, Porto Alegre poderá ser a capital com os prédios mais altos do Brasil. Este é um dos possíveis reflexos da aprovação do plano diretor específico para o 4º Distrito na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, 17. Aprovado com 23 votos favoráveis e 10 contrários, o projeto prevê a isenção de impostos e incentivos tributários para impulsionar o desenvolvimento da região, formada por cinco bairros: Floresta, Humaitá, Navegantes, São Geraldo e Farrapos.

Uma das novidades é a liberação do índice construtivo, sem limite de altura, para possibilitar a criação de “marcos arquitetônicos” na região.

Hoje, o Edifício Santa Cruz, no Centro Histórico, é o prédio mais alto da cidade, com 34 andares e cerca de 100 metros de altura. Nos próximos anos, será erguida a segunda fase do Complex 4º Distrito, com 43 andares e 130 metros de altura no 4º Distrito. Será o prédio mais alto da Capital, inaugurando a fase de novos arranha-céus na cidade.

Triplicar a ocupação

Uma emenda proposta por Rosário poderá impulsionar os arranha-céus no 4º Distrito. Isso porque foi aprovada a redução do valor previsto para destinação de área pública de 20% para 10% nos futuros empreendimentos imobiliários, como forma de incentivar ainda mais os investimentos da construção civil na região.

A expectativa é triplicar a ocupação da região. Atualmente, o 4º Distrito tem uma população de 54,3 mil pessoas, 8.226 empresas, sendo 6.181 microempresas e microempreendedores individuais (MEIs). Hoje, a densidade é de 32,9 economias por hectare. A meta é ter mais de 100 economias por hectare.

Isenção de ITBI

Para atrair pessoas e empresas ao 4º Distrito, o novo plano diretor da região oferecerá isenção de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na compra e venda de imóveis antigos. Novos imóveis, imóveis tombados e listados com novo uso não pagarão Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por um tempo determinado.

Obras especiais

Nas obras viárias de infraestrutura, a prefeitura retirará o corredor de ônibus da Avenida Farrapos com empréstimo do Banco Mundial e fará melhorias na Voluntários da Pátria, Cairu, Brasil, São Pedro, Dona Teodora, Leopoldo Brentano e A.J. Renner. Estão programados 4.250 Km de conservação em 16 vias da região para 2022 (oito delas já foram feitas este ano, somando 3.057 Km).

Além das modificações urbanísticas, tributárias e das obras viárias, estão previstas intervenções de drenagem e saneamento, a ampliação da segurança pública, conclusão da troca de iluminação pública por LED (concedida no governo anterior), instalação de equipamentos urbanos (revitalização de oito praças), regularização fundiária, cuidados sociais e atenção ao turismo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Governo federal zera tarifa de importação de airbag para motociclista
Ministra Cármen Lúcia revoga prisão preventiva de mulher que furtou duas bermudas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde