Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

Home Giro dos Fatos Revolução no SUS: Barichello transforma o Grupo Hospitalar Conceição em potência da saúde

Compartilhe esta notícia:

gestão do Grupo Hospitalar Conceição com foco em acesso, inovação e sustentabilidade

PORTO ALEGRE — Desde que assumiu a presidência do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em 2023, o filósofo, economista e jurista Gilberto Barichello tem promovido uma verdadeira transformação na saúde pública do Rio Grande do Sul. À frente do maior complexo hospitalar 100% SUS do país, vinculado ao Ministério da Saúde, Barichello adotou como diretriz ampliar o acesso com qualidade e fortalecer a governança institucional.

Em pouco mais de dois anos, os números impressionam: o GHC realizou 69.820 cirurgias em 2024, um aumento de 20% em relação a 2022. A abertura do terceiro turno — das 19h à 1h — em quatro hospitais do grupo (Conceição, Criança, Cristo Redentor e Femina) permitiu a realização de 2.070 cirurgias eletivas, 286 mil exames e mais de 1.500 consultas apenas em junho de 2025. A estratégia também reduziu em 50% o tempo de espera por cirurgias urológicas e em 24% na mastologia.

Na atenção primária, o GHC estendeu o funcionamento de 12 unidades básicas na Zona Norte de Porto Alegre, com atendimento até as 22h e sem interrupção ao meio-dia. Além disso, o programa de Médico de Família realiza cerca de 180 atendimentos domiciliares diários, com equipes multidisciplinares que incluem fisioterapeutas, psicólogos e técnicos de enfermagem.

Barichello também lidera a organização do 1º Congresso do GHC, que acontece de 28 a 30 de agosto na FIERGS, com o tema “Emergências climáticas, cuidados integrados e participação social: desafios para o fortalecimento do SUS”. O evento contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e delegações internacionais, além de marcar o anúncio de uma parceria público-privada de R$ 1 bilhão para a unificação dos hospitais Femina e Criança em um novo complexo hospitalar, com centro de ensino, pesquisa e atendimento especializado.

A inovação tecnológica é outro pilar da gestão. O novo hospital será inteligente e digital, com uso de inteligência artificial para diagnóstico e previsão de doenças, além de cirurgias robóticas e telediagnóstico. “A IA não substitui o médico, mas é uma ferramenta poderosa para ampliar a precisão e a eficiência do cuidado”, afirma Barichello.

No dia 3 de setembro, será lançada uma licitação de R$ 250 milhões para a construção de um Centro de Diagnóstico e Terapia, que ampliará em 700 mil exames por ano a capacidade do GHC. O plano estratégico da instituição prevê metas até 2030, com foco em sustentabilidade, controle de custos e inovação.

Com uma gestão marcada por ousadia e resultados concretos, Gilberto Barichello consolida o GHC como referência nacional em saúde pública, mostrando que é possível fazer mais e melhor dentro do SUS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Giro dos Fatos

Tribunal de Justiça nega habeas corpus para professora que agrediu criança em escola na Serra Gaúcha
Justiça reduz as penas dos condenados pelo incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde