Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 27 de julho de 2025
Após chuvas intensas, com acumulados que chegaram aos 100 milímetros (mm) em algumas localidades e que provocaram diversos transtornos no Rio Grande do Sul, um ciclone extratropical na costa do Estado terá vento que pode atingir até 100 km/h, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Alguns prognósticos mais pessimistas dão conta de que a ventania pode chegar até 130 km/h. O sistema começa a se formar entre a noite deste domingo (27) e a madrugada de segunda-feira (28). O alerta do Inmet tem vigência até às 18h desta segunda. Os impactos do ciclone serão sentidos em cinco Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Conforme o Inmet, existe o risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações. As rajadas mais intensas estão previstas para acontecer nas regiões Metropolitana de Porto Alegre, Litoral, Campanha, Nordeste e Centro.
As rajadas devem alcançar a máxima intensidade durante a segunda-feira, atingindo o trecho litorâneo compreendido entre a Lagoa dos Patos e Torres com ventos que podem superar os 100 km/h.
O Inmet orienta:
Além do risco de ventos intensos, a metade Sul do Estado segue em alerta por conta da forte chuva que cai desde o sábado (26). De acordo com Inmet, o tempo instável pode ocasionar alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades das regiões Sul, Campanha, Litoral, Centro e Metropolitana de Porto Alegre.
A chuva pode ter entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com chuva acompanhada de raios, rajadas de vento e temporais com eventual queda de granizo. Esse comunicado é válido para a região metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.
A Defesa Civil orienta que a população evite sair durante temporais, mantenha distância de áreas alagadas, arroios e rios, e permaneça longe de postes, árvores e placas de sinalização ou publicidade. A orientação é ficar atento aos canais da Defesa Civil estadual e também da sua cidade. Em caso de emergência ligue para a Brigada Militar (190) ou Corpo de Bombeiros (193).
Voltar Todas de Rio Grande do Sul