Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 10 de julho de 2023
Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) apontam 306 roubos de veículos no Rio Grande do Sul durante junho. O número é 14% menor que o contabilizado em igual período de 2022 e também o menor para o sexto mês desde 2010. Todos os casos do período se concentraram em 43 das 497 cidades gaúchas.
Em maio há havia sido constatado o segundo menor índice da série histórica, com 314 ocorrências. Devido às quedas constantes, o primeiro semestre também apresentou redução recorde para esse tipo de crime.
O governo gaúcho atribuiu o resultado ao planejamento estratégico da Brigada Militar (BM), Polícia Civil e outros órgãos. Igualmente relevantes têm sido as ações integradas e o monitoramento realizado por autoridades municipais como as de Porto Alegre, que conta com um sistema de “cercamento eletrônico” que facilita a identificação de veículos em situação irregular.
“Como há um crescimento da frota, os números enfatizam a importância do trabalho das forças de segurança”, ressalta a SSP. “Nos últimos dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) verificou um expansão de quase 43%, passando de 5,5 milhões para 7,8 milhões de unidades entre 2012 e 2022.”
O titular da pasta, Sandro Caron, corrobora a avaliação sobre essa marca histórica: “Com base nos serviços de inteligência, continuamos acompanhando os pontos estratégicos do Estado para ampliar a pressão operacional. Isso inclui o mapeamento diário de todas as ocorrências no Rio Grande do Sul para melhor direcionar as ações preventivas e repressivas”.
Apertando o cerco
Além de efetuar a prisão em flagrante de suspeitos e atuar na recuperação de veículos roubados, a Brigada Militar realiza inúmeras ações de saturação de áreas em locais apontados pelos dados estatísticos.
A Polícia Civil também conta com uma delegacia especializada para aprofundar as investigações desses crimes, como a Delegacia de Roubo e Furto de Veículos, vinculada ao Departamento de Investigações Criminais.
O governo gaúcho menciona como exemplo positivo a operação conjunta que resultou, semana passada, na prisão de 14 pessoas envolvidas em roubos de veículos de luxo na Capital e na Região Metropolitana.
Para o chefe de Polícia, Fernando Sodré, a qualificação das ações e a realização de ofensivas específicas têm contribuído para a redução das ocorrências. O comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio Feoli, acrescenta:
“O policiamento ostensivo nos locais de maior incidência desses crimes, aliado a ações integradas de inteligência estão auxiliando na diminuição dos indicadores”.
Operação Desmanche
A SSP também realiza a operação “Desmanche”, com apoio de todas as instituições vinculadas, reforçando desde 2016 o combate à receptação de automóveis e à venda de peças de origem irregular em diferentes estabelecimentos. Participam da força-tarefa a BM, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
“Os resultados também resssaltam a importância da adoção de estratégias regionalizadas, com foco em zonas de maior incidência desse tipo de crime”, finaliza o comando do órgão. Das 23 cidades abrangidas pelo programa estadual “RS Seguro”, 16 tiveram menos de dez ocorrências de roubo de veículos em junho.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul