Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025

Home Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul sobe nove posições e agora ocupa o sétimo lugar nacional no ranking de qualidade das estradas

Compartilhe esta notícia:

Divulgado recentemente, o Ranking de Competitividade dos Estados em 2023 classifica o Rio Grande do Sul em sétimo lugar dentre as 27 unidades federação no item “qualidade das estradas”. A colocação representa uma subida de nove posições em relação ao levantamento de 2022 – trata-se do segundo ano consecutivo de melhora nesse item.

O ranking é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), instituição fundada em 2008 e que avalia os instrumentos capazes de garantir eficácia na gestão e qualidade nas políticas públicas. Esse levantamento conta com parceria técnica da empresa Tendências Consultoria e a startup Seall, utilizando dados de várias outras entidades, como os da Confederação Nacional de Transportes.

“Desde 2021, já investimos cerca de R$ 2 bilhões em infraestrutura”, destacou o governador Eduardo Leite durante a Expointer, em Esteio (Região Metropolitana), durante cerimônia de anúncio de novos investimentos em rodovias estaduais. Ainda segundo ele, o valor mencionado é sete vezes maior que a média dos anos anteriores.

“A preocupação com a qualidade das rodovias estaduais é uma constante neste governo.”, complementou o titular da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella. “ Temos compromisso com a manutenção de condições que contribuam para o desenvolvimento do Estado, e a melhora de posição confirma que estamos no caminho certo.”

Classificação geral

Se levados em consideração todos os indicadores, e não apenas os de infraestrutura, o Rio Grande do Sul ficou em quinto lugar na colocação geral, após evoluir da nona para a sexta posição em 2022. Trata-se da sexta edição da pesquisa a manter a presença do Estado no “top 10”.

Com base nos eixos “atração de investimentos”, “planejamento e execução de políticas públicas” e “foco na população”, os técnicos avaliam 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos. Confira a seguir o desempenho do Rio Grande do Sul em cada item:

– Eficiência da máquina pública: 1º lugar.
– Inovação: 2º lugar.
– Sustentabilidade social: 4º lugar.
– Segurança pública: 5º lugar.
– Educação: 6º lugar.
– Capital humano: 7º lugar.
– Sustentabilidade ambiental: 9º lugar.
– Infraestrutura: 16º lugar.
– Potencial de mercado: 20º lugar.
– Solidez fiscal: 27º (último) lugar.

“O ranking ressalta pontos negativos e positivos de cada unidade federativa [os 26 Estados, mais o Distrito Federal]”, salienta o gerente de competitividade do CLP, Lucas Cepeda. Com isso, os governos contam com subsídios adicionais para traçar políticas públicas mais eficazes.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Prefeitos de 11 Estados entram em greve por queda em repasse de fundo dos municípios
Linha Turismo de Porto Alegre tem novo modelo ônibus a partir desta quarta-feira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde