Domingo, 14 de Julho de 2024

Home Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul terá grande volume de chuvas a partir deste domingo

Compartilhe esta notícia:

Boletim meteorológico da da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) indica a ocorrência de chuvas em grandes volumes para os próximos dias no Rio Grande do Sul. Neste sábado (6), o tempo deve se manter firme e com queda de temperaturas em todo o Estado, mas no domingo o cenário provável é de altos volumes de precipitação.

Na segunda-feira, o sistema de instabilidade se deslocará em direção ao oceano, com chance de pancadas isoladas no Norte gaúcho até a quarta. Os volumes mais expressivos são esperados no Litoral Norte, Campos de Cima da Serra e Vale do Taquari, embora os níveis também possam ser consideráveis no Alto Uruguai, Fronteira-Oeste, Região Sul e Campanha. No site agricultura.rs.gov.br são publicadas atualizações regulares.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, a Defesa Civil municipal também emitiu um alerta preventivo diante de possível tempestade neste domingo. A previsão é de tempo severo e chuvas intensas (entre 40 e 60 milímetros por dia), com rajadas de vento com até 80 quilômetros por hora e eventual queda de granizo.

Tais condições podem acarretar danos em edificações, falta de luz, queda de árvores, alagamentos, dificuldades de deslocamento e outros transtornos. As recomendações são as mesmas de sempre para esse tipo de ocorrência climática, sobretudo evitar sair de casa durante o período do alerta e, se estiver em área aberta, buscar abrigo em local seguro, distante de postes, árvores e placas de sinalização.

Além disso, é recomendado não atravessar áreas alagadas, estar atento a possíveis mudanças nas encostas e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.

A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), formada por diversos órgãos municipais e estaduais, monitora as atualizações da meteorologia. Equipes estão preparadas para prestar assistência. Em caso de dúvida ou emergência, é possível acionar a Defesa Civil municipal (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Pacientes de hospitais de Porto Alegre são transferidos para outras cidades da Região Metropolitana
Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre neste sábado tem repertório francês e convidados internacionais
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News