Terça-feira, 14 de Outubro de 2025

Home Brasil Roncando alto: produção de motocicletas em 2025 será a maior desde 2011

Compartilhe esta notícia:

A indústria brasileira de motocicletas está acelerando rumo a um novo patamar. A Abraciclo, associação que representa os fabricantes de veículos de duas rodas, revisou para cima sua projeção de produção para 2025: agora são esperadas 1.950.000 unidades, um crescimento de 11,5% em relação ao ano anterior. Se confirmada, será a melhor marca da indústria desde 2011, consolidando o Polo Industrial de Manaus (PIM) como um dos maiores centros mundiais de produção de motocicletas.

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, atribui a revisão ao desempenho positivo nos primeiros meses do ano e à crescente demanda por motocicletas como solução de mobilidade. “Estamos vivenciando um ciclo de crescimento consistente e sustentável. A motocicleta se firmou como uma alternativa cada vez mais eficiente, acessível e alinhada às novas necessidades da população brasileira”, afirma.

Nos nove primeiros meses de 2025, foram produzidas 1.496.169 motocicletas, o melhor resultado para o período em 14 anos. Em setembro, a produção somou 169.206 unidades, número 17,4% superior ao mesmo mês de 2024, embora 9% abaixo de agosto. A categoria Street liderou com 83.205 unidades, representando 49,2% da produção mensal. Em seguida vieram as Trail, com 35.092 unidades (20,7%), e as Motonetas, com 24.200 unidades (14,3%). Os modelos Scooter também mostraram força, com 14.229 unidades (8,4%), enquanto as Big Trail cresceram expressivamente, com 2.840 unidades, alta de 35,6% em relação ao ano anterior.

Os modelos de baixa cilindrada continuam dominando o mercado, com 134.415 unidades fabricadas em setembro, o equivalente a 79,4% do total. As motocicletas de média cilindrada somaram 29.534 unidades (17,5%), e as de alta cilindrada ficaram com 5.257 unidades (3,1%).

No varejo, a Abraciclo também revisou suas projeções. A expectativa é de que os emplacamentos alcancem 2.100.000 unidades em 2025, crescimento de 11,9% sobre o ano anterior. De janeiro a setembro, foram licenciadas 1.614.191 motocicletas, o melhor desempenho da série histórica, com alta de 14,4% frente ao mesmo período de 2024. Em setembro, os emplacamentos somaram 205.918 unidades, avanço de 31,5% em relação ao mesmo mês do ano passado e 11% acima de agosto. Com 22 dias úteis, a média diária de vendas foi de 9.360 motocicletas.

As exportações também seguem em ritmo acelerado. No acumulado do ano, foram embarcadas 29.490 motocicletas, crescimento de 23,6% sobre 2024. Em setembro, o setor exportou 5.258 unidades, um salto de 208,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 78,7% frente a agosto.

Fundada em 1976, a Abraciclo reúne 15 associadas e atua em defesa da indústria nacional por meio de pilares como política industrial, segurança viária e desenvolvimento técnico. A produção de motocicletas no Brasil é quase totalmente concentrada no PIM, que figura entre os seis maiores centros produtores do mundo. No segmento de bicicletas, o Brasil ocupa a quarta posição global. O setor de duas rodas gera 20,5 mil empregos diretos em Manaus e mais de 150 mil em todo o país. (Gisele Flores)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministro da Fazenda diz que cortar benefícios tributários é combater privilégios
Hospital Sapiranga reforça cuidados no Outubro Rosa
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News