Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 25 de setembro de 2025
Rota dos Capitéis
Por unanimidade, a Comissão de Economia da Assembleia gaúcha aprovou nesta quarta-feira o parecer favorável ao projeto do deputado Guilherme Pasin (PP) que cria o roteiro turístico regional Rota dos Capitéis no RS. A proposta busca reforçar a identidade e a vocação turística da Serra Gaúcha por meio da valorização e preservação do patrimônio religioso, cultural e histórico deixado pela imigração italiana. Apresentado em meio às mobilizações pelos 150 anos da chegada desses imigrantes ao Estado, o percurso deve contemplar inicialmente os municípios de Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O caminho contará com 10 roteiros de cicloturismo e 15 de caminhada, interligados a uma rota principal que poderá ser percorrida de carro, a pé ou de bicicleta, passando por cerca de 500 templos religiosos. Com tramitação conclusiva, a matéria poderá ter apreciação definitiva já na próxima semana pelo colegiado.
Criação de CCs
Começou a ser discutido pelos vereadores de Porto Alegre o projeto do Executivo municipal que cria os cargos em comissão (CCs) de corregedor-geral e de ouvidor-geral do município. A serem vinculados à estrutura da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, os novos postos de trabalho visam, segundo a Prefeitura, atender à “vontade político-institucional de modernizar a administração municipal, em especial, no que se refere à estruturação dos órgãos de correição e ouvidoria” e “ser uma referência para os municípios gaúchos”. Se aprovada, a medida deve ter impacto financeiro de cerca de R$ 470 mil ao Orçamento da Capital em 2026.
Socorro à indústria
A Caravana Brasil Soberano, promovida pelo BNDES, esteve nesta quarta-feira na sede da FIERGS para apresentar linhas de crédito e programas de apoio às indústrias gaúchas afetadas pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos. O encontro reuniu representantes de empresas exportadoras e técnicos do banco, que detalharam medidas emergenciais do governo federal e esclareceram dúvidas sobre elegibilidade. O presidente da FIERGS, Claudio Bier, destacou a relevância do esforço conjunto para enfrentar os impactos das sobretaxas e a necessidade de modernização tecnológica. O chefe da entidade ponderou, no entanto, que juros elevados e exigências de manutenção de empregos em cenário adverso dificultam o acesso aos recursos. A equipe do BNDES apresentou ainda os programas Mais Inovação e Crédito 4.0, além das linhas emergenciais do Plano Brasil Soberano.
Conferência de municípios
A Famurs e o Ministério Público do RS concluíram nesta quarta-feira a programação da 1ª Conferência Gaúcha de Municípios, realizada em Porto Alegre. Ao longo de dois dias de discussões, lideranças municipais e órgãos de controle trataram de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas administrações locais no território gaúcho. Entre as pautas abordadas estiveram demandas relacionadas a saneamento básico, mudanças climáticas, mobilidade urbana, aproximação do Judiciário e o uso de Inteligência Artificial na gestão das cidades. Segundo a Famurs, o evento foi marcado pelo espírito de cooperação e pela busca de inovação como ferramentas “para melhorar a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população”.
Devolução de valores
Segundo o governo federal, mais de 102,9 mil aposentados e pensionistas do RS que tiveram descontos não autorizados em seus benefícios do INSS já receberam integralmente os valores de volta, com correção pela inflação. No total, cerca de R$ 61,45 milhões foram pagos aos beneficiários gaúchos que aceitaram o acordo articulado pelo governo federal. No estado, 107,8 mil aposentados e pensionistas aderiram à iniciativa, dos quais 95,4% já foram ressarcidos. Em âmbito nacional, 2,46 milhões de beneficiários já receberam os valores devidos, representando 74% dos 3,33 milhões aptos.
* @obrunolaux