Sábado, 02 de Julho de 2022

Home em foco Roubos de veículos caem mais de 40% de janeiro a novembro em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Os roubos de veículos caíram 44% em Porto Alegre de janeiro a novembro deste ano em comparação ao mesmo período de 2020. Nesse período de 2021, foram registradas 1.376 ocorrências a menos.

O indicador caiu de 3.130 casos para 1.754. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do RS. Apenas em novembro, a baixa nos roubos de veículos na Capital foi de 2,5%, passando de 159 para 155 ocorrências.

“A redução de roubos de veículos é resultado de uma ação integrada entre todos órgãos de segurança em Porto Alegre. Além do policiamento ostensivo, o trabalho realizado na Secretaria de Segurança com a ampliação de investimentos em tecnologia e inovação têm mostrado resultados efetivos. Outro ponto relevante é o cercamento eletrônico, que monitora mais de 1,2 milhão de placas por dia na cidade, e o aplicativo Detetive Cidadão, que também é uma importante ferramenta de combate à criminalidade”, afirmou o secretário da Segurança de Porto Alegre, coronel Mário Ikeda.

De janeiro a novembro deste ano, 180 veículos que haviam sido furtados ou roubados foram recuperados na Capital por meio de alarmes emitidos pelo cercamento eletrônico. O sistema engloba 365 câmeras, instaladas em pontos estratégicos da cidade, vias internas e saídas do município, além de pardais e lombadas eletrônicas. Mais de 1,2 milhão de placas são monitoradas diariamente pela rede de câmeras. Os dados do software são compartilhados com os demais órgãos de segurança.

Caso seja constatada alguma irregularidade na leitura das placas, como registro de roubo, furto ou carro clonado, um sinal de alerta é emitido para que as equipes policiais mais próximas possam atender a ocorrência. Além de auxiliar na recuperação de carros roubados ou furtados, o cercamento eletrônico também pode ser usado para monitorar o comportamento de criminosos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Após perseguição, motorista embriagado é preso em Guaíba
Brasil cria 324 mil empregos com carteira assinada em novembro, o maior número em três meses
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde