Sábado, 20 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 19 de dezembro de 2025
Divulgado nessa sexta-feira (19), o mais recente boletim da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) sobre balneabilidade aponta nove locais impróprios ao banho em praias e rios do Rio Grande do Sul, dois a menos que no relatório da semana anterior – o primeiro da temporada 2025-2026.
Já os pontos próprios subiram de 86 para 87, com a melhoria nas condições em Santa Maria e Santiago. A planilha completa está disponível para consulta no site estado.rs.gov.br. Confira, a seguir, em ordem alfabética pelo nome da cidade, os locais onde os veranistas não devem se banhar, ao menos até a divulgação do próximo relatório.
– Barra do Ribeiro – Praia da Picada – Lago Guaíba.
– Nova Palma – Balneário Atílio Aléssio – Rio Soturno.
– Pelotas – Santo Antônio – Rua Bagé.
– Pelotas – Totó.
– Pelotas – Valverde – Avenida Senador Joaquim Assumpção.
– Pelotas – Santo Antônio – Rua São José do Norte.
– Pelotas – Valverde – Trapiche.
– Piratini – Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini.
– Tapes – Balneário Rebelo.
Monitoramento
O programa “Balneabilidade” é executado pela Fepam com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). São monitorados 96 pontos de praias e balneários de 45 municípios do Rio Grande do Sul – as análises prosseguem até 27 de fevereiro.
Neste ano, passaram a receber coleta e análise a Lagoa Rondinha (município de balneário Pinhal), o Parque Náutico (em Capão da Canoa) e o balneário Klérfim Cardoso (em Piratini).
Os resultados têm divulgação sempre às sextas-feiras, nas redes sociais e no site da Fepam (fepam.rs.gov.br), bem como em nas placas fixadas nas próprias praias e balneários. Outra opção é consultar o aplicativo do “Balneabilidade”, disponível para download gratuito.
Realizada anualmente pela Fepam desde 1979, a iniciativa está incluído no âmbito da operação “Verão Total”, do governo gaúcho por meio de secretarias estaduais, forças de segurança e salvamento e parceiros.
Recomendações
– Entre na água apenas em local com condição própria para o banho.
– Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias.
– Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
– Mantenha atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul