Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul RS tem queda geral de 31% nos índices de criminalidade em outubro

Compartilhe esta notícia:

Relatório estatístico divulgado nessa quinta-feira (13) aponta em outubro a continuidade da queda dos principais índices de criminalidade no Rio Grande do Sul. O mês foi marcado pelo declínio geral de 31% nos incidentes letais intencionais, em relação a igual período no passado, com destaque para a retração de 67% nas ocorrências de latrocínio (roubo com morte), que passaram de 159 para 110, conforme a mesma base comparativa.

“Os indicadores criminais seguem em queda no Rio Grande do Sul, reforçando a tendência de que 2025 deve ser um ano ainda mais seguro para a população”, ressalta o governo gaúcho em texto sobre a situação – o material pode ser acessado no site oficial estado.rs.gov.br.

De acordo com dados do Observatório Estadual da Segurança Pública, o mês de outubro registrou queda de 31% dos crimes violentos letais e intencionais (CVLI), passando de 159 para 110 ocorrências, quando comparado com o mesmo período de 2024.

Já os homicídios dolosos (quando há intenção de matar) diminuíram de 128 para 80, o que representa uma queda de 38% em relação a outubro de 2024. Os latrocínios passaram de três para uma ocorrência (-67%), enquanto os feminicídios totalizaram dez casos, mesmo número do ano anterior.

Nos crimes patrimoniais, o Estado registrou o menor número de ocorrências em estabelecimentos comerciais desde o início da série histórica. Em outubro, foram registrados 276 casos contra os 404 do mesmo período do ano anterior – uma retração de 32%.

Além disso, os roubos de veículos baixaram 32% (de 204 para 139). Os assaltos a pedestres, por sua vez, apresentaram recuo de 1.156 para 948 (-16%).

Outras modalidades

Crime associado à zona rural, o abigeato (furto de gado) cresceu em número de registros. A alta foi de 9% (233 para 254) entre outubro passado e o mesmo mês em 2024. As ocorrências bancárias passaram de uma para três e delitos em transporte coletivos aumentaram de 22 para 23. Contudo, no acumulado do ano, os três tipos de crime apresentam redução.

No acumulado de janeiro a outubro, os abigeatos diminuíram 3% (2.750 para 2.664). Já as ocorrências bancárias e em transportes coletivos diminuíram 30% (23 para 16) e 20% (261 para 208), respectivamente.

Em relação ao acumulado dos demais indicadores, todos mantiveram a linha descendente: assalto a pedestre (-13%), roubo de veículos (-19%) e ocorrências em estabelecimentos comerciais (-15%).

“Os números de outubro refletem os nossos esforços para combater a criminalidade. Nosso objetivo é seguir trabalhando e buscando novas estratégias para continuar reduzindo estes índices e proporcionando um Estado cada vez mais seguro para a população”, afirmou o titular da Seecretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), Mário Ikeda, que assumiu o cargo recentemente, no lugar de Sandro Caron.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ministério Público recorre ao Supremo e Superior Tribunal de Justiça contra redução das sentenças dos réus pelo incêndio na boate Kiss
Na COP30, presidente da Assembleia Legislativa do RS detalha iniciativas ambientais da instituição
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News