Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Home Mundo Rússia afirma que proposta do Brasil para mediar o fim da guerra na Ucrânia “merece atenção”

Compartilhe esta notícia:

O governo russo afirmou nesta terça-feira (18) que a proposta do Brasil para mediar o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia “merece atenção”. No domingo (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de um “G20 para a paz”.

“Qualquer ideia que leve em conta os interesses da Rússia merece atenção e certamente precisa ser ouvida”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao ser questionado sobre a sugestão do petista.

A proposta de Lula irritou o governo da Ucrânia, que, também nesta terça-feira, convidou o presidente brasileiro para visitar Kiev a fim de que “compreenda a realidade da agressão russa”.

O porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko, criticou o brasileiro por colocar “a vítima e o agressor no mesmo nível” e por atacar os aliados da Ucrânia que a ajudam a “se proteger de uma agressão assassina”. O país foi invadido por tropas russas em 24 de fevereiro de 2022.

Lula recebeu na segunda-feira (17), em Brasília, o chanceler russo, Sergei Lavrov. Na véspera, ele afirmou que o Ocidente está contribuindo para a continuidade do conflito, o que gerou fortes críticas por parte dos Estados Unidos e de países europeus.

Washington acusou o Brasil de estar “papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Rendimento médio dos trabalhadores gaúchos fecha 2022 em R$ 3.204, o maior da Região Sul do País
Seis toneladas de drogas apreendidas no Rio Grande do Sul são incineradas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News