Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de maio de 2025
Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse neste sábado (3.abr.2025) que ninguém poderá assegurar a sobrevivência de Kiev caso a Ucrânia ataque o país durante as comemorações da vitória na 2ª Guerra Mundial. A afirmação foi uma resposta às declarações do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky sobre o risco à segurança de dignitários estrangeiros no desfile em Moscou.
A declaração de Medvedev surge no contexto da proposta de cessar-fogo temporário anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin. A trégua de 72 horas abrangerá 8, 9 e 10 de maio, período das celebrações do 80º aniversário da vitória soviética na 2ª Guerra.
O Kremlin informou que Putin receberá líderes internacionais durante o evento, incluindo o presidente chinês Xi Jinping. As comemorações serão realizadas na Praça Vermelha, em Moscou.
Em resposta à oferta russa de cessar-fogo, Zelensky afirmou: “Não podemos ser responsáveis pelo que acontece no território da Federação Russa. Eles são responsáveis pela sua segurança e, portanto, não daremos nenhuma garantia”.
Medvedev, ex-presidente da Rússia que se tornou uma das vozes mais críticas ao Ocidente desde o início do conflito na Ucrânia, classificou a declaração de Zelensky como uma “provocação verbal”.
“[Zelensky] entende que, no caso de uma provocação real no Dia da Vitória, ninguém poderá garantir que Kiev viverá para ver o dia 10 de maio”, disse em seu canal oficial do Telegram.
O presidente ucraniano havia indicado que estaria disposto a aceitar um cessar-fogo, desde que tivesse duração de 30 dias, proposta que Putin já havia descartado anteriormente. O líder russo afirmou que busca um acordo de longo prazo, não só uma pausa breve no conflito.
Ataque de drones russos causa incêndio em casas na Ucrânia
Um ataque de drones da Rússia causou um incêndio em um condomínio em Kiev, capital da Ucrânia, neste domingo (4.mai.2025).
Autoridades afirmam que 11 pessoas ficaram feridas, dentre elas, duas crianças. O Exército ucraniano informou que conseguiu abater 69 dos 165 drones lançados pela Rússia durante a madrugada.
O Serviço de Emergências da Ucrânia informou que 76 bombeiros foram mobilizados para combater as chamas. Foram observados focos de incêndio em 3 distritos da cidade, inclusive na região central.
Além de Kiev, 22 drones tiveram como alvo a cidade de Cherkassy, dos quais 15 foram derrubados. O ataque deixou uma pessoa ferida e danificou casas e outras estruturas civis. As informações são do portal Poder 360.
No Ar: Pampa Na Madrugada