Domingo, 09 de Novembro de 2025

Home Mundo Rússia e Ucrânia fazem “pausa técnica” e retomam negociações nesta terça; Kiev registra explosões

Compartilhe esta notícia:

A quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia teve uma “pausa técnica” nesta segunda-feira (14) e serão concluídas nesta terça (15). A informação foi de um dos principais negociadores ucranianos, Mykhailo Podoliak. As conversas, classificadas como “difíceis” pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, se concentram em alcançar um cessar-fogo para a retirada de civis e uma solução para o conflito.

“Foi feita uma pausa técnica nas negociações até amanhã. Para trabalho adicional nos subgrupos de trabalho e esclarecimento de definições individuais. As negociações continuam…”, escreveu Podoliak no Twitter.

Durante a negociação, Zelensky divulgou um vídeo afirmando que as conversas entre os negociadores ucranianos e russos era difícil. “As conversas difíceis continuam. Todos aguardam novidades”.

Os russos querem que a Ucrânia mude sua Constituição para resguardar neutralidade (fora da Otan), além de considerar Crimeia como território russo e reconhecer as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como territórios independentes.

Enquanto as negociações ocorrem, os russos prosseguem com os ataques em diversas cidades ucranianas. A capital, Kiev, também foi alvo. Várias explosões pesadas foram relatadas. Algumas das explosões podem ter sido causadas por armas da defesa aérea ucranianas visando aeronaves russas ou mísseis de cruzeiro. Vários rastros de fumaça subindo ao céu puderam ser vistos do centro de Kiev, relatou a reportagem da rede de TV americana CNN.

A população segue com toque de recolher e muitos moradores estão alojados nas estações de metrô, que funcionam como abrigo antibomba.

Também nesta segunda-feira, a Ucrânia busca retirar civis por 10 “corredores humanitários”, inclusive de cidades próximas à capital Kiev e na região leste de Luhansk, disse a vice-primeira-ministra Iryna Vereschuk.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

China confina 17 milhões de pessoas após registrar recorde de casos de Covid
“Quem mandou matar Marielle?”: quatro anos depois, pergunta permanece sem resposta
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Saúde