Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Home Mundo Rússia volta o foco para Donetsk após conquista de Lisichansk, diz o governo da Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou suas tropas pelo que chamou de libertação de Luhansk nesta segunda-feira (04), depois que as forças ucranianas se retiraram da cidade de Lisichansk, seu último reduto na região leste. Agora o país volta o foco para Donetsk, o outro território separatista na região do Donbas e um ponto estratégico para ampliar o controle russo sobre a costa da Ucrânia.

O governador de Luhansk, Serhi Haidai, disse à agência Reuters que espera que a Rússia alveje Sloviansk e Bakhmut em particular, já que o Kremlin busca assumir o controle da maior área de Donbas, que inclui Luhansk e Donetsk, na última fase de sua invasão.

Enquanto Haidai disse que as forças ucranianas ainda controlavam uma “pequena parte” de Luhansk, a perda da cidade de Lisichansk significa que Moscou conquistou praticamente toda a região.

Em uma reunião televisionada com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, Putin disse que as forças russas “obtiveram o sucesso” em Luhansk. Ele acrescentou que as tropas que lutaram lá devem descansar, enquanto outras unidades devem continuar lutando.

Já o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, permaneceu desafiador após a perda de Lisichansk, dizendo: “A Ucrânia não desiste de nada”. Ele disse que a Ucrânia manterá sua luta e retomará Lisichansk, prometendo: “Nós retornaremos, graças às nossas táticas, graças ao aumento no fornecimento de armas modernas”.

A queda de Lisichansk e Severodonetsk após semanas de combates dá à Rússia controle total sobre Luhansk, parte da região de Donbas rica em minerais, que tem sido o foco da campanha militar russa após sua derrota em torno de Kiev, a capital, no início da invasão.

Em uma indicação precoce da violência que provavelmente atingirá Donetsk nas próximas semanas, as forças russas mataram nove civis na província nas últimas 24 horas, disse o chefe da administração militar regional, Pavlo Kirilenko, em um post no Telegram.

As forças russas aumentaram o bombardeio de centros populacionais ao longo das linhas de frente nos últimos dias.

Controlar Lisichansk e sua cidade irmã de Severodonetsk, que caiu em 24 de junho, dá a eles uma base para se reagrupar e montar ofensivas em cidades a sudoeste, principalmente Sloviansk, Kramatorsk e Bakhmut, uma cidade industrial que era um centro de abastecimento para as forças ucranianas que transportam equipamentos e pessoal a nordeste.

No domingo, pelo menos seis pessoas foram mortas em Sloviansk e mais de uma dúzia ficaram feridas por foguetes russos, disseram autoridades ucranianas. Em um post no Facebook, Vadim Liakh, prefeito de Sloviansk, disse que foi o bombardeio mais severo da cidade desde a invasão russa em 24 de fevereiro.

A Rússia despachou milhares de soldados adicionais para o leste da Ucrânia nas últimas semanas para reforçar sua ofensiva na província de Donetsk, onde mais uma vez provavelmente tentará sobrecarregar posições ucranianas fortemente fortificadas com seu grande arsenal de artilharia, mísseis e poder aéreo, mesmo que seu terreno forças são diminuídas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Inscrições para o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre terminam na sexta-feira
IPTU Digital já tem 145 mil contribuintes de Porto Alegre cadastrados e R$ 117 milhões arrecadados
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa