Domingo, 16 de Junho de 2024

Home Rio Grande do Sul Saiba o que abre ou não no feriado desta quarta-feira, Dia de Finados

Compartilhe esta notícia:

O feriado nacional de Finados, nesta quarta-feira (2) paralisa diversos serviços no Rio Grande do Sul, bem como na esfera municipal em Porto Alegre. Supermercados, shoppings e lojas podem funcionar, mediante acordo coletivo com os sindicatos de trabalhadores. Alguns locais têm horário reduzido, abrindo mais tarde e fechando mais cedo.

Bancos, agências lotéricas e dos Correios permanecem fechadas, assim como as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já o transporte público e cemitérios têm horários especiais e que variam conforme cada cidade. Confira, a seguir, um resumo do que abre ou fecha em outros serviços essenciais.

Segurança pública

– Brigada Militar (BM): telefone 190.
– Corpo de Bombeiros: telefone 193.
– Polícia Civil telefone: plantão emergências 197.
– Polícia Civil whatsapp: (51) 98444-0606.
– Delegacia online: delegaciaonline.rs.gov.br.
– Denúncia digital: ssp.rs.gov.br.

Saúde

– Samu: plantão 24 horas pelo telefone 192.

– Farmácia de Medicamentos Especiais: fechada.

– Hemocentro: fechado.

– Vacinação contra covid: varia conforme a cidade.

Serviços

– Tudo Fácil: fechado.

– Procon RS: canais de atendimento presencial e “tira-dúvidas” fechados. Somente o site estará recebendo demandas (procon.rs.gov.br).

– IPE Saúde: sem atendimento presencial. Todos os serviços podem ser solicitados on-line: ipesaude.rs.gov.br.

– Detran-RS: sem expediente na autarquia e autoescolas.

Porto Alegre

– Atendimento 156+POA – o cidadão pode solicitar informações ou abertura de protocolos durante 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados. O 156 tele tem o custo de uma ligação local. Já os demais serviços necessitam apenas de conexão com a internet. São quatro acessos on-line disponíveis: site 156 web, aplicativo “156+POA” e whatsapp (51) 3433-0156.

– Limpeza urbana – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h.

– Trânsito e transporte – o transporte coletivo opera com tabela de feriado. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do aplicativo Cittamobi ou do Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android, ou no site da EPTC.

– Trabalho – A unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com a Mauá, estará fechada nesta quarta-feira, 2. O atendimento ao público retorna na quinta-feira, 3, a partir das 8h.

– Hospital de Pronto Socorro – Largo Teodoro Herzl s/nº, bairro Bom Fim.
– Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica – avenida Independência, 661.
– Pronto-atendimento Cruzeiro do Sul (24h) – rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza.
– Pronto-atendimento (24h) Bom Jesus – rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus.
– Pronto-atendimento (24h) Lomba do Pinheiro – estrada João de Oliveira Remião, 5120, Lomba do Pinheiro.
– Pronto-atendimento (24h) IAPI – rua Valentim Vicentini s/nº – telefone: 3289-3456.
– Pronto-atendimento (24h) Zona Norte Moacyr Scliar – rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – telefone: 3368-1619.

– Água, esgoto e drenagem – Fone 156, opção 2: atendimento diário 24h para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial e solicitar serviços operacionais. Atendimento também pelo aplicativo “156+POA”.

– Assistência social – Serviço de atendimento ao cidadão para identificação de pessoas em situação de rua: atendimento 24h pelo 156 opção 7 na Central de Abordagem.

– Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic): sistema 24 horas. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.

– Guarda Municipal – As equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da GM atende 24 horas pelo telefone 153 e 156.

– Iluminação pública – O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800 000 1740.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo gaúcho instala gabinete de crise para monitorar bloqueios em estradas no Estado
Ministro do Supremo, Alexandre de Moraes ordena liberação de estradas bloqueadas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias