Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 16 de dezembro de 2025
Ao fim de “Meu Ayrton por Adriane Galisteu”, série lançada pela HBO Max sobre a relação entre o piloto Ayrton Senna e a apresentadora, um aviso surge na tela. A produção afirma que convidou Xuxa, namorada do astro da Fórmula 1 entre 1988 e 1990, e familiares do paulistano para colaborarem com o documentário. Nenhum deles, porém, aceitou a proposta. Mas, afinal, por quê?
“A família Senna foi convidada a participar deste documentário. Bianca Senna (sobrinha de Ayrton0, em nome da família, informou que, em virtude de compromissos contratuais, não seria possível atender ao convite”, explica a produção, no último episódio. A mesma justificativa foi usada por Xuxa: “A apresentadora Xuxa Meneghel também negou o convite para participar, apontando compromissos contratuais”.
Xuxa e a família de Senna, no entanto, são mencionados em várias passagens da produção de dois episódios, cada um deles com duração de 1 hora. “As opiniões e comentários apresentados são de caráter pessoal, manifestados no exercício da liberdade de expressão”, diz a produção.
Sem familiares, a obra se dedica a ouvir amigos do piloto, entre os quais Betise Assumpção, ex-assessora de imprensa de Ayrton, e Luíza Eugênia Konder, viúva de Antônio Carlos de Almeida Braga, empresário conhecido como Braguinha, mentor da carreira do paulistano.
Relação polêmica
“Meu Ayrton por Adriane Galisteu” chegou ao catálogo do streaming pouco menos de um ano após a estreia de “Senna”, minissérie da Netflix apoiada pela família do piloto. Na produção protagonizada por Gabriel Leone, Adriane Galisteu, representada pela atriz Julia Fioti, teve pouco mais de três minutos de tela. O espaço reduzido gerou críticas de espectadores. Mas Adriane frisa que o atual documentário não se trata de uma “resposta” ao que foi apresentado (ou não) na ficção.
“Não é nenhum tipo de polêmica. Esse documentário não é uma resposta”, disse ela, em entrevista coletiva para divulgar o documentário. “Não sou uma mulher que julga o que você faz comigo, pois minha mãe me ensinou que eu não preciso dizer que o dos outros está errado. Basta defender que o meu está certo.”
Logo de cara, no início do primeiro episódio, a apresentadora diz que nem “a família do Ayrton conseguiria ser capaz de contar a história dele como homem”, família esta que alguns dos entrevistados afirmam nunca terem aprovado aquela jovem modelo ou outras escolhas amorosas dele. “A família nunca gostou de nenhuma namorada, queria ter controle total do cara”, ressalta a ex-assessora de imprensa dele, Betise Assumpção.